Universidade São Judas realiza o Tech Hunter Brasil para conectar estudantes ao mercado de tecnologia e carreiras digitais
10 / Setembro / 2021
A iniciativa da Universidade São Judas visa diminuir o gap de profissionais nos setores, conectando talentos de todo País às empresas
O intenso uso de ferramentas digitais está deixando o mercado aquecido. Só em 2020, o setor de tecnologia teve um aumento de 310% no número de vagas, o que corresponde a XX novos postos de trabalho. De acordo com a Brasscom, (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação & Comunicação e de Tecnologias Digitais), 69 mil profissionais foram contratados entre janeiro e abril de 2021. Apesar do número alto de contratações, ainda existe um gap no setor, isso porque o Brasil forma 46 mil profissionais por ano, mas a demanda é de 70 mil. Para ajudar a preencher essa lacuna, a Universidade São Judas, que integra a Ânima Educação, criou o Tech Hunter Brasil, iniciativa que vai aproximar estudantes e talentos da tecnologia das marcas empregadoras. O programa aberto também ao público externo, com inscrições em: http://usjt.br/techunterbrasil.
O Tech Hunter vai criar uma plataforma gratuita, onde, a partir de um mapeamento feito em parceria com empresas e startups, as vagas que estão abertas no mercado serão disponibilizadas para quem tiver interesse em candidatar-se. Também estarão à disposição programas gratuitos de capacitação para desenvolvimento de técnicas na área de tecnologia e soft skills, proporcionando inclusão e diversidade para quem não pode pagar ou ter acesso a cursos.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar possibilidades de atuação de estudantes no mercado. De acordo com a professora Leia Assis, Coordenadora dos cursos de Tecnologia da Universidade São Judas, é necessário criar elo com os empregadores para que os talentos tenham oportunidades de trabalho. “Nós temos muitos alunos com potencial desenvolvido para atender a demanda do mercado, mas precisamos conectá-los com as empresas. Dessa forma, pretendemos contribuir para diminuição na taxa de desemprego e com o gap no setor de tecnologia”, ressalta.
Alunos de diferentes cursos serão agrupados em times com até 10 integrantes, com o objetivo de auxiliar as empresas no processo de contratação e desenvolvimento de carreira, de acordo com as necessidades. Esses grupos vão trabalhar na frente de RH e Comunicação para promover uma solução que conecte as demandas do mercado aos talentos.
Para Leia, é importante que o estudante tenha conhecimento sobre os caminhos profissionais que podem ser trilhados no mercado. “Vamos contribuir para ampliar as possibilidades de alcance das carreiras digitais. A tecnologia é uma vertente transversal a todas as áreas das organizações que, de certa forma, são empresas de tecnologia. O Tech Hunter Brasil visa também dar mais visibilidade para estas trilhas de carreiras e possibilitar, juntamente com as empresas, o acesso dos estudantes ao portfólio de opções e apoio para direcionar as suas escolhas.