São Judas Unimonte recebe evento de lançamento do Projeto CeVivas, do Instituto Butantan, na Baixada Santista
26 / Julho / 2023
Iniciativa têm duração de 5 anos e foca em identificar vírus respiratórios e melhoria de vacinas
A São Judas, que integra o maior e mais moderno Ecossistema de educação do Brasil: o Ecossistema Ânima, anuncia a colaboração com o CeVivas, projeto de pesquisa promovido pelo Instituto Butantan, que coleta amostras de pacientes com sintomas respiratórios e monitora as características dos vírus para melhoria de vacinas. O lançamento do projeto acontece na próxima quinta-feira, 27, das 09h às 12h, no auditório da São Judas campus Unimonte.
O CeVivas acontecerá em todo o país durante cinco anos, em parceira com várias entidades que serão responsáveis pela coleta de amostras que identificarão agentes respiratórios de acordo com suas regiões. Na Baixada Santista, a captação dos espécimes será realizada pela Medicina São Judas, campus Cubatão, em conjunto com a Inspirali, vertente de educação em saúde da Ânima, com a participação e apoio das prefeituras de Santos e Cubatão.
“O projeto tem como objetivo detectar vírus, patógenos respiratórios, sua sequência molecular e com isso, ajudar a refinarmos informações e termos mais precisão na elaboração de vacinas, sobretudo contra a gripe” diz Evaldo Stanislau, docente de medicina na São Judas e Embaixador da Inspirali.
Vale ressaltar que o CeVivas não substitui órgãos de vigilância do Estado e municípios, mas agrega como projeto documental de pesquisas. No lançamento da iniciativa na Baixada Santista, estarão presentes as Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de Cubatão, Santos e Instituto Butantan.