Professora Karla Harada representa o país em Congresso Internacional de Mulheres na pesquisa
 

Matéria

Professora Karla Harada representa o país em Congresso Internacional de Mulheres na pesquisa

7 / Fevereiro / 2025

 Docente da São Judas, especialista em Direito Ambiental, participa de painel interdisciplinar sobre o impacto da ciência

A pesquisadora e professora de Direito na São Judas, Dra. Karla Harada,  será uma das representantes do Brasil no 5º Fórum para Mulheres na Pesquisa (5th Forum for Women in Research), intitulado “QUWA: Juntos Inovando para Moldar o Futuro” (“QUWA: Together Innovating to Shape the Future”), que acontecerá entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2025, na Universidade de Sharjah e na Universidade de Khorfakkan, nos Emirados Árabes Unidos.

O evento, que tem como objetivo destacar e promover o papel das mulheres na pesquisa e inovação, reunirá especialistas, acadêmicas e profissionais de diversas áreas para discutir temas como sustentabilidade, desenvolvimento científico e inovação. A programação inclui painéis de discussão, apresentações de pesquisas e sessões de networking.

 Dra. Karla Harada, participante do grupo Women in Research fará parte do Expert Panel intitulado “From Innovation to Impact: Bridging the Gap Between Scientific Research and Practical Solutions”. Moderado pela Dra. Bashair Mussa, Co-Presidente do Women in Research Forum da Universidade de Sharjah, o painel reunirá renomadas pesquisadoras e especialistas para debater o papel fundamental da pesquisa científica no desenvolvimento de soluções práticas para os desafios globais atuais.

“A conexão entre ciência e sociedade é essencial para transformar conhecimento em soluções concretas. O Expert Panel ‘From Innovation to Impact’ reforça a importância de espaços que aproximem a pesquisa acadêmica do poder público e das decisões em sociedade, garantindo que políticas sejam baseadas em dados, ciência e razão. Além disso, ao reunir mulheres pesquisadoras e especialistas, o evento inspira jovens cientistas a reconhecerem que também podem fazer parte desses espaços e têm muito a contribuir com inovação e o progresso, essencial para a construção de um futuro mais justo e sustentável.”, explica a Dra. Harada.

Entre os temas a serem discutidos estão a colaboração interdisciplinar entre mulheres nas áreas de ciência, política e educação, com foco na materialização de ideias inovadoras em ações que atendam às questões sociais mais urgentes. O painel também abordará a capacitação de jovens em inovação e pesquisa.

Dra. Harada dividirá o painel com outras renomadas cientistas e pesquisadoras, como a Prof. Nadia Caidi (Universidade de Toronto, Canadá), Prof. Evina Katsou (Imperial College London, Reino Unido), Prof. Fatheya Alawadi (Dubai Health, EAU) e Alia Alkhaled (ativista social e pesquisadora do Kuwait).

Com um vasto currículo que inclui pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dra. Karla Harada é uma figura de destaque nas áreas de direito ambiental, educação ambiental e sustentabilidade. Atualmente, é professora de Direito na Universidade São Judas, coordenadora de Educação Ambiental e membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Comissão do Clima da OAB-SP. A presença da cientista no evento reforça a relevância do Brasil no cenário internacional da pesquisa científica e destaca a importância da participação feminina na ciência e inovação.