Sobre o programa

O Programa de Pós Graduação em Educação Física da São Judas (PGEDF) foi criado a partir dos critérios de qualidade exigidos pela Área 21 da Capes, sendo constituído por um grupo de  professores competentes e altamente motivados, com a meta de produzir conhecimentos relevantes para a área e que contou com o apoio de uma instituição que assumiu o compromisso com a oferta de condições adequadas para o desenvolvimento desse projeto.  

O Programa ofereceu primeiramente o curso de Mestrado que, recomendado pela CAPES, iniciou suas atividades em fevereiro de 2004. Naquele momento histórico existiam apenas outros 11 Programas em Educação Física no País, sendo quatro deles ofertados no Estado de São Paulo. O PGEDF foi o 4º da Sub-área em IES privada no País e 2º no Estado de SP, o que evidência a relevância da obtenção da recomendação da Capes frente à alta demanda por qualificação docente. 

Em suas duas primeiras avaliações (2004-06 e 2007-09), o Programa obteve Conceito 4, demonstrando o incremento na qualificação exigida pela Capes. Esse avanço ficou evidente quando a Capes recomendou também o curso de Doutorado, em dezembro de 2009. Deste modo, a USJT foi a primeira IES particular do Estado de São Paulo a oferecer em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, os dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado.  

Os docentes são altamente qualificados, colaborando para o amadurecimento contínuo do PGEDF. Assim, na última Avaliação Quadrienal (2017-20), o Programa obteve o Conceito 5, comprovando a sua consolidação.

Mestrado e Doutorado em Educação Física

Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

Rua Taquari, 546, Bloco 2C, campus Mooca
E-mail: [email protected]
Whatsapp: 11 98712-1839


Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação Física

  • Processos Seletivos

  • Sobre o Programa

    • Missão

      Missão

      O PGEDF tem por missão a formação de docentes para o Ensino Superior e de pesquisadores com competência para atuar no desenvolvimento da Educação Física, especializados e com aprofundamento dos conhecimentos, tanto específicos em Educação Física como de outras áreas que permeiam seu desenvolvimento. Dessa maneira, vislumbramos a possibilidade de contribuir para a formação de melhores professores universitários, além de ampliar a produção científica em EF. 

      Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)


       

    • Informações importantes sobre Exames e Defesas

      Exame de proficiência em língua estrangeira

      O exame de proficiência em língua estrangeira é realizado semestralmente, sob responsabilidade da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade São Judas Tadeu. O objetivo do exame de proficiência em língua estrangeira é avaliar se o aluno está apto a ler, compreender e traduzir um texto escrito da área de conhecimento de uma das linhas de pesquisa, escrito originalmente em outra língua. Para o Curso de Mestrado, o exame pode ser feito nos idiomas inglês, francês, italiano e alemão, sendo inglês o preferencial. Para o Curso de Doutorado, apenas é aceito o idioma inglês. O discente deve realizar o exame de proficiência em língua estrangeira antes de sua qualificação.

      Exame de qualificação

      O exame de qualificação tem como objetivo avaliar a maturidade do discente na sua área de investigação e o estágio de desenvolvimento do projeto. Deve ser realizado por todos os discentes regulares em apresentação oral. São requisitos para a realização do exame de qualificação: a) aprovação nas disciplinas ou MD/DD obrigatórias e, ao menos, uma optativa; e b) aprovação ou convalidação do exame de proficiência em língua estrangeira. O discente deverá realizar o exame de qualificação dentro do prazo regular de integralização do curso. A comissão examinadora do exame de qualificação será́ composta, por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, com titulação de doutor, obtido em Programa oficialmente reconhecido, preferencialmente vinculados a uma IES.

      Defesa

      O trabalho de conclusão de curso de Mestrado é uma dissertação para apresentar o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. No curso de Doutorado, o trabalho de conclusão é uma tese com pesquisa original, com o objetivo de contribuir com o avanço do conhecimento da área. A comissão examinadora na Defesa da Dissertação será composta, por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, com titulação de doutor, obtido em Programa oficialmente reconhecido, preferencialmente vinculados a uma IES. Já para a Defesa de Tese, a comissão será composta por 5 (cinco) membros titulares, dois necessariamente externos ao PGEDF, e 2 (dois) suplentes, um externos ao Programa.

    • Visão

      Buscar o estabelecimento de protagonismo como Instituição privada no âmbito da Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física do País, formado majoritariamente por Instituições públicas. 

    • Objetivos

      O PGEDF-USJT tem por objetivo produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos em Educação Física e formar recursos humanos com competência para participar, de forma autônoma, dessa produção e da divulgação das pesquisas, em âmbito local, nacional e internacional. Outro objetivo fundamental do programa é formar profissionais para a atuação crítica e investigativa em cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física. 

      Espera-se que o mestre em Educação Física, formado no PGEDF-USJT: 

        Espera-se que o mestre em Educação Física, formado no PGEDF-USJT: 

        • compreenda a constituição da Educação Física como Área do Conhecimento, concretizada a partir do diálogo com outros campos e disciplinas científicas; 
        • seja competente para elaborar e executar projetos de pesquisa, identificando suas etapas e selecionando procedimentos metodológicos coerentes com os objetivos propostos, sempre pautados pelo respeito às determinações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa;  
        • crie estratégias para disseminar o conhecimento científico produzido, organizando e participando de eventos científicos e contribuindo na elaboração de textos acadêmicos; 
        • compreenda a responsabilidade social da Universidade e as características no Ensino Superior brasileiro, atuando de forma responsável e colaborando para a democratização do acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão em nosso país;  
        • conheça as características da formação inicial em Educação Física, compreendendo seu papel na elaboração e implementação dos Programas e Projetos Pedagógicos de Curso;  
        • seja autônomo para gerir sua formação científica e pedagógica, construindo, investigando e compartilhando saberes necessários à docência no ensino superior.   

        O perfil do Doutor em Educação Física, incorpora às competências listadas acima, a iniciativa e a autonomia para  

        • mapear e analisar criticamente a produção de conhecimento científico sobre temas pertinentes à Educação Física e à LP em que se insere, para explicitar lacunas existentes e indicar novas direções a serem seguidas nas investigações da área; e 
        • produzir e disseminar, pesquisas científicas originais e socialmente relevantes, explicitando a concepção epistemológica que orienta a definição da metodologia e do método escolhido, demonstrando a compreensão ampliada sobre as diferentes concepções de ciência.  
    • Área de concentração

      ESCOLA, ESPORTE, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE é a Área de Concentração, a qual aborda os estudos metodológicos, pedagógicos, biodinâmicos e psicossociais, manifestos na prática da Educação Física e do Esporte em diferentes âmbitos de aplicação, analisando os seus efeitos a partir dos indicadores de saúde, na perspectiva da qualidade de vida. É estruturada a partir de quatro linhas de pesquisa e em cada uma são desenvolvidos os projetos de pesquisa, estruturados de forma ampliada, como guarda-chuvas, reunindo e articulando estudos diversos em cada um deles. Os projetos de dissertação e tese são organizados como estudos nas LP correspondentes.  

    • Linhas de Pesquisa

      Atividade Física e Disfunções Orgânicas – investiga a associação entre atividade física e disfunção orgânica, nos aspectos morfológicos, fisiológicos, nutricionais, psicológicos e biomecânicos. 

      Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física – reúne estudos históricos, sociais, políticos e pedagógicos dos condicionantes da Educação Física nos contextos escolar e não escolar. Além disto, a linha abarca aspectos relativos à formação e atuação profissional. 

      Fenômeno Esportivo – realiza estudos sobre o fenômeno Esporte em suas diferentes dimensões, educacional, de lazer e de alto rendimento, analisado nas perspectivas sociais, pedagógicas, psicológicas e biodinâmicas. 

      Promoção e Prevenção em saúde – desenvolve estudos sobre a Promoção da Saúde no âmbito da Educação Física, norteados por princípios, valores, métodos e técnicas voltados à melhoria das condições de saúde de indivíduos e comunidades. Desenvolve, ainda, estudos de Epidemiologia da Atividade Física, frente aos determinantes ambientais e pessoais e das políticas públicas. 

    • Disciplinas

      Obrigatórias 

      No curso de Mestrado, o aluno deverá cursar 4(quatro) Master Degrees Obrigatórias e 3(três) Optativas, bem como realizar 3(três) Práticas e Projetos que são reuniões semanais de tutoria com seu orientador. No curso de Doutorado, o aluno deverá cursar 6(seis) Doctoral Degrees Obrigatórias e 4(quatro) Optativas, além de 6(seis) Práticas Investigativas (tutorias semanais).  

      MD/DD Obrigatórias  Docente Responsável  Curso 
      Metodologia da Pesquisa   Vários  Mestrado e Doutorado* 
      Core – Temáticas Variadas   Vários  Mestrado e Doutorado* 
      Educação Física como Área de Conhecimento Docente Responsável:   Dra. Graciele Massoli Rodrigues  Mestrado 
      Seminários de Mestrado   Vários  Mestrado 
      Epistemologias e Educação Física   Dra. Elisabete dos Santos Freire  Doutorado 
      Estudos Avançados em Métodos de Pesquisa   Dra. Kátia Scapini  

      Dr. Marcelo Callegari Zanetti 

      Doutorado 
      Seminários de Doutorado I Responsável:   Dr. Aylton José Figueira Jr  Doutorado 
      DD Seminários de Doutorado: Pré-qualificação   Vários  Doutorado 

        

      *O doutorando que já tiver cursado a disciplina durante seu curso de Mestrado poderá solicitar convalidação dos créditos.  

      Optativas  

      As Master e Doctoral Degrees  Optativas são 24: quatro comuns a todas às LP, as outras 20 optativas foram criadas de modo a garantir conteúdos específicos a cada linha de pesquisa: 

      Comuns 

      Master e Doctoral Degrees   Professor Responsável  
      A Pesquisa Qualitativa em Saúde    Dras. Bruna Gabriela Marques, Isabel Porto Filgueiras, Renata Ferraz de Toledo 
      Docência no Ensino Superior: fundamentos teórico-metodológicos  Dra. Elisabete dos Santos Freire 
      Estatística Aplicada    Dr. Erico Caperuto; Dra. Iris Callado Sanches 

        

      Tópicos Especiais em Atividade Física e Saúde I  Variável 
      Tópicos Especiais em Atividade Física e Saúde II  Variável 

       

      Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física   

      Master e Doctoral Degrees   Professor Responsável  
      Seminários de Educação Física Escolar    Dra. Isabel Porto Filgueiras,  
      Educação Física Escolar  Graciele Massoli Rodrigues 
      Inclusão e Diferença na Educação Física  Graciele Massoli Rodrigues 
      Tópicos Avançados em Educação Física I  Variável 
      Tópicos Avançados em Educação Física II  Variável 

        

      Fenômeno Esportivo   

      Master e Doctoral Degrees   Professor Responsável  
      Dimensões Sociopsicológicas do Esporte  Dra. Regina Brandão 
      Nutrição na Atividade Física e no Esporte  Dr. Erico Chagas Caperuto  
      Teorias Motivacionais e de Desenvolvimento Humano no Esporte e na Atividade  Dr. Marcelo Callegari Zanetti 
      Avanços em Fisiologia do Exercício  Dr. Erico Caperuto; Dras. Iris Callado Sanches e Nathalia Bernardes 

        

      Tópicos Especiais em Biomecânica do Exercício  Variável 
      Tópicos Especiais em Educação Física e Esporte I  Variável 
      Tópicos Especiais em Educação Física e Esporte II  Variável 

       

      Promoção e Prevenção em saúde 

      Master e Doctoral Degrees   Professor Responsável  
      Educação para a Autonomia na perspectiva da Promoção da Saúde  Dra. Bruna Gabriela Marques e  

      Dra. Renata Ferraz de Toledo 

      Processos de Adaptação Humana na Promoção da Saúde e da Atividade Física  Dr. Aylton José Figueira Jr 
      Modelos de Intervenção em Promoção da Saúde e da Atividade  Dr. Aylton José Figueira Jr 
      Imagem Corporal e Movimento  Dr. Marcelo Callegari Zanetti 

        

    • Coordenação

      Coordenadora:  Profa. Dra. Elisabete dos Santos Freire 

      Vice coordenadora: Profa. Dra. Graciele Massoli Rodrigues 

    • Docentes A - I

      AYLTON FIGUEIRA JUNIOR

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Promoção e Prevenção em Saúde; Atividade Física e Disfunções Orgânicas; Fenômeno Esportivo.

      GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde – GETAFIS – Link

      CONTATO: [email protected]


      BRUNA GABRIELA MARQUES

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física; Promoção e Prevenção em Saúde.

      GRUPO DE ESTUDOS: GREPES – Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior – Link

      CONTATO: [email protected]


      ELISABETE DOS SANTOS FREIRE

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física

      GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física, Escola e Currículo – Link

      Contato: [email protected]


      ÉRICO CHAGAS CAPERUTO

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas; Fenômeno Esportivo; Promoção e Prevenção em Saúde.

      GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício – Link
      CONTATO: [email protected]


      GRACIELE MASSOLI RODRIGUES

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física; Promoção e Prevenção em Saúde; Fenômeno Esportivo.

      GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência. – Link

      Contato: [email protected]


      IRIS CALLADO SANCHES

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas.

      GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício – Link

      CONTATO: [email protected]


      ISABEL PORTO FILGUEIRAS

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos em Educação Física.

      GRUPO DE ESTUDOS: Focus: Formação docente em Educação Física – Link

      CONTATO: [email protected]

    • Docentes - K - S

      KÁTIA BILHAR SCAPINI

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas.

      GRUPO DE PESQUISA: Fisiologia cardiovascular e exercício para promoção da saúde e reabilitação – Link

      CONTATO: [email protected]


      MARCELO CALLEGARI ZANETTI

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Fenômeno Esportivo.

      GRUPO DE ESTUDOS: Laboratório de Pesquisas da Motivação e Desenvolvimento Humano – Link

      CONTATO: [email protected]


      MARIA REGINA FERREIRA BRANDÃO

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Fenômeno Esportivo

      GRUPO DE ESTUDOS: Psicologia do Exercício e do Esporte – Link

      Contato: [email protected]


      NATHALIA BERNARDES

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas.

      GRUPO DE ESTUDOS: Atividade Física e Alterações do Neurodesenvolvimento – Link

      CONTATO: [email protected]


      RENATA FERRA DE TOLEDO

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Promoção e Prevenção em Saúde. Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física.

      GRUPO DE ESTUDO: Grupo de Estudos sobre Pesquisa Qualitativa e Participativa

      CONTATO: [email protected]


      SANDRA REGINA MOTA ORTIZ

      Lattes

      LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas

      GRUPO DE ESTUDO: Grupo de Pesquisa em Neurociências – Link

      CONTATO: [email protected]

    • Discentes e egressos

      Atualmente o PGEDF conta com 80 alunos regulares, 36 mestrandos e 44 doutorandos. O Programa já titulou mais de 330 mestres e doutores. Foram aproximadamente 250 mestres e 80 doutores.  

      Sempre houve preocupação do Colegiado do Programa em monitorar os egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado. Constantemente os orientadores retomam o contato com seus egressos e trazem informações para serem inseridas nos relatórios anuais do Coleta Capes. Com isso, pode ser observado que dezenas de titulados no Programa se inseriram no Ensino Superior, sendo professores de cursos de graduação e especialização. Mais recentemente, já observamos o aumento da inserção de egressos do Programa em PPG de instituições públicas e privadas. Isso significa que o PGEDF-USJT colabora com a qualificação de novos docentes para os cursos superiores e tem conseguido apresentar a outras Instituições, profissionais não só titulados pelo desenvolvimento de suas pesquisas, mas também qualificados para atuação profissional. Vários seguem se aperfeiçoando em educação continuada, ou integrando grupos de pesquisa, muitos na própria USJT. Em termos de produtividade intelectual dos egressos, temos identificado que grande número segue publicando em coautoria com seus orientadores, além de vários já estarem desenvolvendo pesquisas e publicações de maneira autônoma. Os resultados desse levantamento indicam que o PGEDF tem tido impacto importante na formação de egressos que contribuem para a produção de conhecimento na área da Educação Física. 

    • Infraestrutura e laboratórios

      As atividades acadêmicas são desenvolvidas em diversos ambientes: salas de aula, salas de reuniões, laboratórios do PPG, biblioteca, laboratório de informática e vários espaços comuns do Campus Mooca, como o amplo Hall do térreo e os auditórios, ambientes utilizados principalmente durante os eventos realizados pelo Programa. A infraestrutura existente e disponível de auditórios, salas e recursos audiovisuais permite que vários eventos sejam organizados pelos Programas de maneira sistemática, sempre abertos a toda comunidade acadêmica, interna e externa. São eventos de âmbitos regional, nacional e internacional.  

      Os estudos vinculados aos projetos desenvolvidos pelo Programa em suas diversas áreas são realizados nos laboratórios que recebem constante atenção por parte da instituição, seja no sentido de financiar a manutenção e a ampliação da infraestrutura necessária, seja em temos de instalações ou de equipamentos e material de consumo.   

      Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar da Saúde – LPIS  

      Nesse espaço anteriormente denominado LAB. DO MOVIMENTO HUMANO são realizadas pesquisas em seres humanos, nas sub-áreas fisiologia, bioquímica e nutrição, aplicadas ao exercício. Essa estutura é fundamental na execução de projetos que envolvem a mensuração de variáveis relacionadas com: (1) medidas antropométricas – massa corporal, estatura, diâmetros ósseos, circunferências, e espessura de dobras cutâneas; (2) Avaliação aeróbia – potência aeróbia (VO2máx, VO2pico) e capacidade aeróbia (velocidade crítica, máxima fase estável de lactato sanguíneo, limiar de lactato e limiar ventilatório) para exercícios em esteira, em situação de campo e cicloergômetro; (3) Estimativa do gasto e da contribuição energética, aeróbia e anaeróbia em diferentes atividades.   

      Laboratório  de Fisiologia Experimental:  

      Aqui são realizadas pesquisas em modelos animais de pequeno porte (ratos e camundongos) nas sub-áreas da fisiologia, bioquímica, nutrição e anatomia aplicadas ao exercício. Os modelos experimentais têm sido utilizados para avaliação dos efeitos do exercício físico agudo e crônico em parâmetros hemodinâmicos, autonômicos, nutricionais, imunológicos e metabólicos em situações fisiológicas e fisiopatológicas.  

      Laboratório de Biomecânica:   

      Esse laboratório se propõe a estudar os aspectos biomecânicos do movimento humano e que podem ser subdivididos em cinco grande sub-áreas, em função dos métodos biomecânicos: a) cinemetria – análise de variáveis cinemáticas do movimento humano; b) dinamometria – análise de variáveis cinéticas do movimento humano; c) antropometria – análise de modelos corporais para determinação de momentos de inércia segmentares; d) eletromiografia – análise da atividade elétrica associada à contração muscular; e) e mecânica muscular – análise de características mecânicas do tecido muscular. Os professores do PGEDF realizam projetos em conjunto com docentes do curso de Fisioterapia da USJT, egressos do doutorado.  

      Laboratório Sociocultural do PGEDF   

      Nele são desenvolvidas as pesquisas relacionadas, principalmente, à vertente sociocultural do Programa, representando importante espaço de integração entre discentes e docentes.  O laboratório se estrutura em sub-áreas de investigação, sendo:  

      a) Projeto Sênior – como esse projeto é a linha mestra de vários estudos em desenvolvimento na linha de pesquisa Promoção e Prevenção em Saúde, os graduandos e pós-graduandos nele envolvidos desenvolvem seus estudos e discussões, juntamente com seus orientadores;
      b) Estudos em EF e Pessoas com Deficiência – reúne no espaço o grupo de estudo (Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência) para desenvolver projetos e estudos no campo da Inclusão escolar, Formação de professores e Esporte adaptado e paralímpico, das LP Estudos Socioculturais e Pedagógicos da EF e Fenômeno Esportivo, respectivamente;
      c) Estudos e pesquisas vinculados à linha Estudos Socioculturais e Pedagógicos da EF sobre Educação Física, Escola e Currículo, reunindo docentes do PGEDF, professores-pesquisadores da rede pública e privada de ensino, discentes do Programa, bem como graduandos e futuros mestrandos.
      d) Estudos em Psicologia do Esporte e da Atividade Física, vinculados à linha Fenômeno Esportivo.  O grupo de estudos tem desenvolvido uma serie de pesquisas sobre aspectos psicológicos relacionados à atividade física e ao esporte olímpico e paraolímpico.
      e) Estudos e pesquisas sobre Motivação e Desempenho Humano, desenvolvendo estudos e pesquisas na temática em diferentes áreas de investigação e intervenção, como esporte, exercício, atividade física, gestão e educação.

      Laboratório Multiusuário de Pesquisa Básica 

      Esse espaço é dedicado à pesquisa básica da USJT e foi idealizado com intuito de aproximar pesquisadores e aumentar as características multidisciplinares dos estudos, com metodologias de áreas básicas como: Histologia, Imunologia, Microbiologia e Biologia Molecular.   

      Laboratório  de Fisiologia Translacional  

      Tendo como premissa o enfoque translacional na compreensão dos condicionantes relacionadas a saúde e doenças, bem como discussões dos processos fisiológico, histológico e molecular, as investigações realizadas neste laboratório permitem a integração e transferência de conhecimentos relacionados ao diagnóstico e às estratégias de tratamento das doenças crônicas degenerativas e do desempenho humano. Dessa forma, o trabalho desenvolvido nesse laboratório é sustentado por pesquisas básicas e aplicadas, utilizando diferentes modelos de experimentação e análises, na área da fisiologia aplicada ao exercício, direcionando seu foco para a área da biodinâmica do exercício aplicado ao esporte, à saúde e ao desempenho humano, bem como no âmbito da AF e saúde.  

      Biotério de Criação e Manutenção de Animais de Pequeno e Médio Porte   

      O Biotério da USJT conta com uma área de 110m2, onde são mantidos camundongos geneticamente modificados para o receptor LDL-colesterol, bem como ratos geneticamente hipertensos, além de modelos induzidos de ratos hiperglicêmicos e Parkinson para as pesquisas da LP Atividade Física e Disfunções Orgânicas. Todos os experimentos que necessitam de animais de pequeno e médio porte utilizam os animais do biotério, sendo realizados tanto estudos de células e tecidos em condições fisiológicas ou patológicas, quanto modelos experimentais de intervenção farmacológica ou física.   

      Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória:  

      Nesse laboratório são realizadas pesquisas das áreas de fisiologia, bioquímica e nutrição aplicada ao exercício físico. É importante destacar que os projetos da LP Atividade Física e Disfunções  Orgânicas que envolvem reabilitação cardiovascular são em, sua maioria, realizados nessa estrutura. Além disso, é um laboratório constantemente usado para avaliações ergoespirométricas de idosos participantes do Projeto Sênior para a Vida Ativa, tanto em pesquisas desenvolvidas no nosso Programa, quanto no Mestrado em Ciências do Envelhecimento. Este laboratório representa ainda um importante espaço de diagnóstico e tratamento da comunidade da Mooca por atender gratuitamente pacientes portadores de doenças cardiovasculares e respiratórias.  

      Laboratório de Disciplinas Básicas – Graduação 

      Para o desenvolvimento de estudos e projetos de pesquisa na linha Atividade Física e Disfunções Orgânicas, há ainda a possibilidade de utilização dos laboratórios de ensino compartilhados por diferentes disciplinas básicas de cursos da área da saúde da Universidade. São utilizados preferencialmente no período vespertino, pois as atividades de graduação concentram-se nos períodos matutino e noturno, ficando assim com boa disponibilidade de tempo para os pesquisadores e discentes do Programa. Em seus estudos, os docentes do PGEDF frequentemente utilizam os laboratórios de HISTOLOGIA, BIOLOGIA MOLECULAR e ANÁLISES CLÍNICAS, bem como as salas de apoio contíguas, que preparam os equipamentos e insumos envolvidos nos experimentos. Os espaços desses laboratórios são adequados ao uso de diferentes usos e necessidades, bem como possibilitam o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção.  

      Em determinados estudos podem ser necessários equipamentos que nossos laboratórios ainda não dispõem, mas que são utilizados em laboratórios de IES parceiras:  

      Laboratório de Hipertensão Experimental – INCOR-FMUSP 

      Nele são realizadas coleta de dados relacionados ao sistema nervoso autônomo, tanto na pesquisa básica quanto na pesquisa clínica como ecocardiograma dos animais, cirurgias de canulação, registro de pressão arterial.  

      Laboratório De Fisiologia Do Exercício – UNIFESP 

      Docentes e discentes do PGEDF realizam análises de marcadores inflamatórios e estresse oxidativo, de tecidos/sangue dos projetos em humanos e animais.   

      Laboratório De Treinamento De Força – EEFEUSP  

      Nesse laboratório são desenvolvidos projetos em parceria dos alunos da EEFEUSP e da USJT. No laboratório são coletados dados de variáveis fisiológicas e biomecânicas.   

      Instituto De Pesquisa – Hospital Albert Einstein  

      Nessa parceria são desenvolvidos projetos na área de fisiologia vascular, com medidas de fluxo sanguíneo, dilatação fluxo mediada (FMD) e função endotelial.  

      O instituto de pesquisa do Einstein forneceu por empréstimo o equipamento de Ultrassom com doppler que está na USJT para coletas necessárias.   

      Centro de Diagnóstico de Medicina Preventiva – Hospital Albert Einstein  

      Nesse centro são realizados avaliações e diagnostico de aspectos metabólicos e do câncer dos estudos em parceria, envolvendo os laboratórios de nutrição e nutrologia, de análises bioquímicas com a avaliação do perfil hormonal sérico; de radiologia na avaliação das imagens de ultrassom, RX e ressonância magnética. 

    • Destaques

      – Forte preocupação do programa com a formação do aluno como pesquisador e futuro docente do ensino superior em bases intelectuais, técnico-científicas e éticas.  

      – Estabelecimento de intercâmbios interinstitucionais nacionais e internacionais.
       
      – Projetos na Linha de Pesquisa na área Pedagógica, seguindo abordagens das Ciências Humanas e Sociais é ponto forte do programa e tem sido um diferencial em relação a vários programas existentes.
       
      – Capacidade do PGEDF para atrair doutores para Estágio de Pós Doutoramento.  

      – Produção discente significativa, avançando consideravelmente nos últimos anos. 

      – Presença de pesquisadores brasileiros de renome nacional e internacional em momentos importantes do Programa, como as Aulas Inaugurais, palestras, eventos e bancas de qualificação e defesa de teses e dissertações.
       
      – Ações com impacto científico, educacional e sociocultural relevantes. 

    • Periódico

      A Colloquium: Health and Education, criada em 2020, é uma publicação de natureza científica de acesso aberto, editada trimestralmente pela Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas, organizada pelos Programas de Educação Física e Ciências do Envelhecimento, com o propósito de divulgar o conhecimento produzido por profissionais da área da saúde e educação. 

    • Matrícula

      Após a aprovação do processo seletivo, a secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da São Judas entrará em contato com os aprovados para formalização da matrícula. Os documentos necessários para a matrícula são:   

      Mestrado

      – Cópia (frente/verso) do Diploma de Graduação. Caso não possua o Diploma, apresentar cópia do Certificado ou Declaração de Conclusão constando a data de Colação de Grau e cópia do Histórico Escolar da Graduação   
      – RG  
      – CPF  
      – Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento  
      – 1 foto 3 x 4  
      – Currículo Lattes atualizado   

      Doutorado  

      – Cópia (frente/verso) do Diploma de Mestrado e cópia do Histórico Escolar da Graduação 
      – RG  
      – CPF  
      – Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento  
      – 1 foto 3 x 4  
      – Currículo Lattes atualizado  

    • Aluno especial

      O aluno especial pode cursar até 2 MD/DD por semestre, limitado a um máximo de 4 semestres letivos. O vínculo fica restrito às cursadas, e não ao curso, caracterizando-se como aluno desvinculado do curso. Caso se torne aluno regular, é possível o aproveitamento dos créditos, em caso de aprovação nas MD/DD. O aluno especial poderá requerer um certificado correspondente às MD/DD cursadas e nas quais tenha obtido aprovação.

    • Contato

      Endereço: Rua Taquari, 546, Bloco 2C, Mooca, São Paulo/SP, CEP 03166-000  

      Telefone: 11 98712-1839  

      E-mails: [email protected]   

      [email protected] 

      [email protected] 

    • Banco - dissertações e teses

      Acesse


       

    • FAQ

      A solicitação de documentos acadêmicos é gratuita?
      A primeira via de documentos do semestre SIM. A solicitação de duas vias ou mais, dentro do mesmo semestre, acarretam em cobrança, conforme especificado no ato da abertura.

      Como solicitar carteirinha de estudante?
      Para solicitar a carteirinha e conseguir usufruir da possibilidade de pagar meia entrada e ter descontos para acadêmicos, é necessário acessar o U-Life: Menu > Vida Acadêmica > Identidade Acadêmica > Preencher o formulário e enviar uma foto com fundo claro ou branco. A previsão de retorno é de até 30 dias.
      Lembrando que a primeira via é gratuita.

      Como solicitar o bilhete único?
      Assim, como demais serviços da instituição, basta realizar a solicitação via U-Life em: Menu > Serviços > Solicitações Online > e selecionar um dos protocolos abaixo:

      • Passe Escolar – SPTRANS – Solicitação
        Esta solicitação é para você que deseja solicitar ou renovar o benefício do SPTrans.
        Obs: Somente alunos vinculados aos Campi/Unidades de São Paulo e interior de São Paulo podem solicitar este protocolo.
        Para que o seu protocolo seja analisado você deverá anexar sua Carteira de Habilitação ou Carteira de Identidade.
        Alunos vinculados aos Campi/Unidades de Santos, como: Vila Matias, Polo Santos não podem solicitar este protocolo, visto que a SPtrans é válida somente para alunos de São Paulo e interior de São Paulo.
        Iremos realizar/atualizar seu cadastro no site da SPTRANS, em até 10 dias úteis, quando o cadastro for realizado, você receberá um e-mail de confirmação.
      • Passe Escolar – EMTU – Requisição ou Revalidação
        Esta solicitação é para registrar o pedido de passe escolar da EMTU para os alunos regularmente matriculados.
        Se você já possui o Cartão EMTU: Após 48 horas, acesse o site www.emtu.sp.gov.br/passe para efetuar o pagamento da taxa de revalidação.
        Se você ainda não possui o Cartão EMTU: Dentro de 5 dias úteis, esse protocolo será respondido com as orientações necessárias para finalizar a sua requisição.
        O modo de requisição/ revalidação, a partir de 08/01/2018 é 100% digital. Dessa forma, o aluno não precisará entregar nenhuma documentação presencialmente na CAA.
        O acompanhamento do envio do cartão para Universidade poderá ser visualizado através do link: http://www.emtu.sp.gov.br/passe/estudante.htm
        O boleto da taxa de requisição/ revalidação só será disponibilizado no momento em que o aluno enviar a documentação completa.

        Acompanhe suas solicitações pelo: U-Life Aluno > Menu > Serviços > Solicitações Online.

      Meu boleto veio errado. O que devo fazer?
      De imediato, mesmo que o boleto esteja próximo do vencimento, não efetue o pagamento, se desconhece o valor, não prossiga com pagamento.
      Em seu U-Life, há o caminho para a solução. Segue: Menu > Serviços > Solicitação Online > buscar por: “Stricto Sensu – Revisões Financeiras” e descreva a situação no campo de observação.
      A sua ficha será analisada e corrigida, se for o caso. O prazo de retorno deste protocolo, é de até 5 dias úteis, sem custo para abertura de solicitação.

      Como validar o estágio de docência?
      Há dois períodos anuais para a comprovação do estágio de docência.
      Entre maio e junho e novembro e dezembro.
      O aluno realizará o preenchimento da declaração de cumprimento do estágio, especificando as atividades e depois realizará o envio (dentro do período especificado) e será analisado pela equipe de docentes e da secretaria.

      Solicitações pelo: U-Life Aluno > Menu > Serviços > Solicitações Online > “Stricto Sensu – Comprovação do Estágio de Docência”
      O prazo de retorno deste protocolo, é de até 20 dias úteis, sem custo para abertura de solicitação.

      Qual é o prazo para a defesa da dissertação de mestrado? E da tese de doutorado?
      A dissertação de mestrado deve ser apresentada em até 24 meses, a contar da data de matrícula no curso. Já a apresentação da tese de doutorado tem o prazo de 48 meses. Fique atento(a) ao calendário de atividades disponibilizado para você no ato da matrícula.

      Qual protocolo deve ser usado para cada caso?
      Para acesso ao diploma, é necessário abrir a solicitação no U-Life: “Stricto Sensu – Emissão e Registro de Diploma”. Esse protocolo é encaminhado ao setor responsável pela validação da sua formação. O período de retorno é de até 80 dias úteis.
      O primeiro protocolo é gratuito, se solicitar novamente, o protocolo possui a taxa.

      Como posso fazer o estágio de pós-doutoramento nos PPG da São Judas? Existem bolsas para esse estágio?
      Todos os PPG da São Judas têm vagas para estágios de pós-doutoramento. Se vocês está interessada ou interessado em realizar o estágio na São Judas, entre em contato com a coordenadora ou o coordenador do PPG para mais informações.

      Atendimento > WhatsApp:
      +55 11 98712-1839 – Atendimento Aluno – Pós Graduação Stricto Sensu

      Plantão de dúvidas
      O plantão ocorrerá à cada 15 dias e será disponibilizado o link nos grupos de comunicados (Veteranos e Calouros).
      Links:

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