Uma das profissões mais populares no Brasil é, sem dúvida, a de advogado. Mas será que a formação jurídica serve apenas para essa carreira? A resposta curta é “não”. Se você ainda não sabe para que serve a faculdade de Direito , continue a leitura!
Essa é uma dúvida comum para quem está pensando em ingressar nesse curso. Direito não é só sobre leis e processos, é sobre entender como as regras organizam nossa sociedade e como usá-las para resolver problemas ou criar soluções.
Vamos explicar mais sobre para que serve a faculdade de Direito e como você pode garantir uma vaga nesse curso. Confira!
Quais são as possibilidades de atuação?
As oportunidades para quem acaba de se formar na faculdade de Direito são muitas no mercado jurídico. Como destaca a Profª. Elisabete Mariucci Lopes , coordenadora do curso de Direito da Universidade São Judas:
“A graduação em Direito oferece um amplo leque de possibilidades, a começar pela advocacia com seus mais diversos nichos de atuação. Atualmente, o profissional da advocacia precisa saber trabalhar com processos digitalizados, certificados digitais, softwares, plataformas e aplicativos existentes . Novas tecnologias surgem diariamente, abrindo uma série de possibilidades aos estudantes, além das áreas tradicionais do Direito”.
Além da advocacia, a professora também chama atenção para o setor público, que continua sendo uma área de grande interesse e prestígio para os formados em Direito:
“As carreiras públicas também são de grande importância e interesse, como magistratura, promotoria, delegados(as) de polícia, defensoria pública, procuradorias , com remunerações atraentes e estabilidade laboral”.
Por fim, a Profª. Elisabete ressalta outra alternativa: o empreendedorismo. Segundo ela, “o empreendedorismo também é um dos objetivos de nosso Curriculum, oportunizando atuação nos mais variados ramos de negócios” .
Para que serve o curso de Direito?
Se você acha que o curso de Direito é só para quem quer ser advogado, calma lá! Esse curso é muito mais amplo e serve para formar profissionais com um conhecimento profundo sobre as leis, os direitos e as responsabilidades que organizam a nossa sociedade.
Quer entender melhor? Confira as maiores utilidades do curso de Direito.
Formar profissionais para atuar no sistema de justiça
O curso de Direito é o ponto de partida para capacitar quem deseja trabalhar em áreas como advocacia, magistratura ou promotoria .
Ele fornece a base teórica e prática para que os profissionais saibam interpretar e aplicar as leis, garantindo que a justiça seja feita e que os direitos de todos sejam respeitados.
Capacitar para a compreensão das leis e direitos
Não é só sobre aprender a decorar artigos do Código Civil. O Direito ensina a analisar e interpretar as normas jurídicas, ou seja, entender o “porquê” das leis e como elas impactam o dia a dia da sociedade .
A formação é a base para quem quer lidar com problemas legais ou mesmo tomar decisões embasadas na ética e na justiça.
Desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação
O curso de Direito não se resume a ler livros e assistir a aulas. Ele prepara você para pensar criticamente, questionar regras e apresentar argumentos sólidos .
Essas habilidades são úteis não só na área jurídica, mas em qualquer contexto que exige decisões estratégicas.
Preparar para múltiplas áreas além da advocacia
Como dissemos, embora muitos associem Direito à advocacia, o curso capacita os alunos para atuar em diversas outras frentes do mercado de trabalho .
Áreas como consultoria jurídica, auditoria, compliance, mediação e até gestão de empresas exigem conhecimento profundo das leis e regulamentações, habilidades que são desenvolvidas ao longo dessa graduação.
Contribuir para a organização e evolução da sociedade
O Direito não é só sobre o que já existe: ele também é sobre o que pode ser. O curso ensina como as leis se adaptam ao tempo e como elas podem ser usadas para melhorar a vida em sociedade.
Quem se forma em Direito aprende a criar soluções jurídicas que ajudam a construir um mundo mais justo e organizado .
Como fazer faculdade de Direito? Entenda os 3 passos!
Antes de você se imaginar de toga, defendendo casos ou até criando grandes mudanças na sociedade, tem um caminho a percorrer. Não se preocupe, é superpossível — e vamos te explicar como funciona.
O ingresso na faculdade de Direito pode ser dividido em algumas etapas bem importantes. Confira cada uma!
1. Decida onde você quer estudar
Pesquise as faculdades que oferecem o curso de Direito no Brasil e veja qual combina mais com as suas pretensões para uma carreira jurídica.
Dica de ouro: leve em conta coisas como valor da mensalidade , localização, qualidade do curso, professores e até as chances de estágio que a faculdade oferece . E não se esqueça de olhar se ela é reconhecida pelo MEC, porque isso é importante!
2. Escolha como vai entrar
Agora que você já sabe onde quer estudar, é hora de definir a forma de ingresso. As opções mais comuns são:
- vestibular tradicional;
- vestibular simplificado (prova mais rápida e objetiva para facilitar o ingresso);
- transferência externa ;
- nota do Enem ;
- 2ª graduação.
3. Prepare-se para as provas (ou para o Enem)
Seja lá qual for o caminho escolhido, uma coisa é certa: é preciso se preparar. Se você vai fazer o Enem ou algum vestibular, tenha foco nos estudos .
Revise matérias básicas, pratique redação e dê uma atenção especial às questões de atualidades, que podem cair em peso. E não se esqueça: além de saber as respostas, é importante estar calmo e confiante no grande dia.
Como escolher uma faculdade de Direito?
É preciso pensar em qualidade, reconhecimento, estrutura, corpo docente e até nas possibilidades de carreira que a instituição oferece . Nesse sentido, a São Judas é uma referência no mercado, como destaca a Profª. Elisabete Mariucci Lopes:
“A São Judas é uma universidade de renome que já recebeu o selo OAB Recomenda diversas vezes, além de contar com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação. Trata-se de uma universidade tradicional e, ao mesmo tempo, moderna, por estar constantemente antenada às novas tecnologias que são levadas aos alunos como oportunidades de carreira, entendendo-se por carreira não apenas oportunidades de emprego formal, mas toda a dinâmica do empreendedorismo para construção de novos negócios e empresas de sucesso”.
Agora que você já sabe para que serve a faculdade de Direito, está um passo mais perto de realizar o sonho de entrar no curso superior. Escolha a faculdade pensando no que ela pode te oferecer não só hoje, mas também no futuro.
Saiba mais sobre o curso de Direito da São Judas e venha estudar com a gente!