#Graduação

7 livros de Medicina Veterinária que vão mudar sua carreira

A leitura é importante para formação acadêmica de qualquer profissional. Leia livros de Medicina Veterinária com potencial de mudar carreiras
livros de medicina veterinária
5 min de leitura - há 18 dias

A leitura é uma parcela robusta da formação acadêmica de qualquer profissional. Afinal, é por meio dela que acontece o embasamento teórico. Neste texto, vamos listar os 7 livros de Medicina Veterinária com potencial de mudar carreiras.

São volumes que agregam conhecimentos diversos para a rotina de diagnóstico e tratamento de animais. Nesse sentido, ainda vale perceber a importância de se dedicar à busca pelo conhecimento além da sala de aula.

Achou interessante essas propostas? Então confira nossas dicas!

Importância dos livros na Medicina Veterinária

Não é exagero dizer que estudar envolve ler — e muito! Mas a preparação para o exercício de uma profissão também requer prática, troca de conhecimentos, entre várias outras ferramentas que ajudam os estudantes a assimilar e dominar o que precisam saber, certo?

Basicamente, bons livros de Medicina Veterinária são o começo da caminhada acadêmica, uma vez que são utilizados no primeiro contato com conceitos e imagens que guiam esse trabalho.

Pense um pouco: como um veterinário poderia fazer uma cirurgia com menos riscos sem conhecer a anatomia do bicho ou de que maneira se lembraria de tantos medicamentos na hora de prescrever sem uma fonte de consulta?

Mais que isso, trata-se de um meio de difusão de informação anterior ao digital que se mantém capaz de responder a dúvidas e apoiar decisões ao longo de toda a jornada desse profissional.

7 livros de Medicina Veterinária

Entre a vasta literatura técnica dessa graduação, selecionamos 7 opções como sugestão. Boa leitura!

1. O Bem-estar dos Animais

O primeiro dos livros de Medicina Veterinária selecionados traz uma abordagem interessante sobre a fauna. Ele é voltado para as emoções e os comportamentos de diversas espécies.

Escrito por Temple Grandin e Catherine Johnson, O Bem-estar dos Animais é uma leitura útil para os profissionais dessa área. Isso porque fornece dicas de como interagir, lidar e se relacionar com os bichos de um modo positivo para eles durante os atendimentos ou procedimentos.

Por trás dessa proposta, há uma análise comportamental de espécimes domésticos e de produção, além do estudo da anatomia cerebral comparada com a dos humanos.

2. Guia Terapêutico Veterinário

Com várias edições e mais de 20 anos desde a primeira publicação, esse título não poderia ficar de fora da lista, não acha? Vamos entender os motivos disso?

Muitos livros de Medicina Veterinária são usados para consulta por estudantes e profissionais, entre eles o Guia Terapêutico Veterinário . Tal obra trata de medicamentos para o atendimento dos animais — para que esse processo transcorra de forma tão segura quanto ágil.

3. Anatomia dos Animais Domésticos

Que tal duas mil páginas com informações basilares para profissão? Somam-se a isso as mais de mil imagens esquemáticas e de exames que fundamentam o conteúdo. Ademais, é um projeto em constante atualização com reedições e revisões.

Em Anatomia dos Animais Domésticos , de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich, os profissionais da área encontram o apoio de que precisam para tomar decisões que demandam conhecimento sistêmico, funcional e clínico das estruturas corporais desses bichos.

4. Princípios de Bioquímica de Lehninger

Consagrado na área, esse autor traz uma importante contribuição para os livros de Medicina Veterinária com tal título. Apesar de não ser específico sobre animais, ele respalda estudantes dessa formação e de outras dentro das Ciências da Saúde.

O papel de Princípios de Bioquímica de Lehninger nesses cursos acadêmicos se ampara em características como:

  • exposição clara de conceitos complexos;
  • aproximação com a realidade comum;
  • exemplos práticos de vários contextos;
  • atualização frequente.

5. Anatomia Clínica de Pequenos Animais

Já falamos como o conhecimento das estruturas corporais é relevante na Medicina Veterinária, não é mesmo? Dessa forma, livros sobre o assunto acabam impactando a carreira dos profissionais dessa área.

A Anatomia Clínica de Pequenos Animais , de Gheorghe Constantinescu, traz ilustrações para que os leitores consigam visualizar a apresentação minuciosa que as descrições fornecem. Com foco em elementos da superfície dos corpos, essa é uma leitura acessível.

6. Novo Código de Ética Médica Veterinária

O comportamento durante o exercício da profissão tem sido revisto por todas as categorias. Atualmente, novos conceitos, como privacidade, se somam à equidade e ao respeito. A humanização dos processos também está em evidência, exigindo que as abordagens se direcionam para esses valores.

O Novo Código de Ética Médica Veterinária busca servir de referência acerca desse tema. Logo, é um dos livros de Medicina Veterinária que profissionais e estudantes precisam tanto ler quanto manter para consulta.

Mais que uma proposta de ação, trata-se de um meio para saber como se posicionar no mercado de trabalho moderno , atendendo às mudanças que ele apresenta. Assim, essa obra indica como se portar para garantir o bem-estar dos pacientes e dos tutores, protegendo o veterinário de erros que podem se tornar disputas legais.

7. Anatomia e Fisiologia dos Animais de Produção

Bovinos, galináceos, suínos e outros bichos criados para o consumo são uma categoria diferenciada de rebanhos, pois o processo de cuidado também está sujeito a regulações sanitárias.

Diante disso, Anna Dee Fails e Christianne Magee, em Anatomia e Fisiologia dos Animais de Produção , criam uma obra interessante para os veterinários que pretendem se dedicar ao agronegócio, aproveitando o sucesso dessa atividade econômica.

Materiais complementares

O aprendizado de uma profissão depende de um conjunto de ferramentas e métodos de ensino-aprendizagem. Na Medicina Veterinária , os livros são um bom exemplo, mas não o único. Enquanto um curso completo explora da teoria à prática, vale encontrar alternativas para enriquecer essa jornada.

Materiais complementares, como artigos científicos ou vídeos, também contribuem nesse contexto. A busca constante por informações é uma forma de os alunos construírem uma carreira de sucesso desde a formação, viu?

Esses 7 livros de Medicina Veterinária apresentam assuntos basilares para que alunos ou profissionais que prestam esse cuidado aos animais se desenvolvam ao longo da carreira. Eles são um bom ponto de partida para estudar, consultar e saber mais. Ainda assim, o ideal é não parar de procurar por conhecimento nunca .

Gostou do texto? Aproveite e assine a newsletter da São Judas para receber mais conteúdos como este!

Posts relacionados