
Entra ano, sai ano e a graduação em Administração continua sendo uma das mais tradicionais do país . Afinal, essa carreira é sempre relevante para o mercado, uma vez que proporciona conhecimentos em gestão de recursos, soluções tecnológicas e financeiras, gerenciamento de pessoas, entre outras.
Todas essas habilidades se encaixam em diferentes empresas, de diversos portes. Neste post, mostraremos os principais detalhes sobre a graduação em Administração, as razões pelas quais o curso é tão procurado e outros detalhes sobre a formação. Boa leitura!
Como funciona o curso de Administração?
Nessa formação, que dura quatro anos , os estudantes aprendem os princípios de gestão e organização de instituições, sejam elas públicas ou privadas . A grade curricular é ampla e passa por temas como finanças, contabilidade, legislação, tecnologia e até mesmo o gerenciamento da cultura organizacional.
Um administrador precisa ser versátil, uma vez que será a sua função determinar estratégias e gerenciar o dia a dia corporativo. Além da gestão de recursos, algumas das suas funções são as seguintes:
- traçar metas;
- gerenciar os ativos da empresa;
- criar políticas internas;
- conduzir auditorias;
- analisar resultados.
Para dar conta de tudo isso, nada melhor do que uma formação aprofundada já na graduação . Por meio de faculdades que firmam parcerias com empresas, por exemplo, será possível visualizar todas as operações de gerenciamento de um negócio — e chegar bem preparado ao mercado de trabalho.
Outro detalhe importante é que o curso de Administração pode ser ministrado em quatro modelos distintos, como ocorre na São Judas: presencial, semipresencial, Live (ao vivo em um ambiente online) e EAD. Há opções para todos os gostos e necessidades.
Por que é tão procurado?
Um dos motivos é a abrangência dos temas estudados . O aluno de Administração entenderá o básico da profissão (gestão e controle de recursos), mas também passará por Unidades Curriculares que abordam marketing, recursos humanos, logística, gerenciamento de pessoas, entre outros.
O mercado de trabalho é amplo para profissionais formados em Instituições de Ensino de qualidade. O curso oferece conhecimento estratégico para que o graduado possa atuar em empresas privadas, públicas e no chamado “terceiro setor” (como ONGs).
Com todo esse arcabouço teórico e prático, as chances de que o formado encontre boas posições no mercado são altas. Também vale a pena notar que o curso fornece conhecimentos fundamentais para quem quer abrir o próprio negócio e triunfar no universo do empreendedorismo e do marketing digital .
Como saber se o curso de Administração vale a pena?
Agora vamos apresentar outros detalhes relacionados à graduação e à vida profissional do futuro administrador. Confira!
Áreas de atuação
Conheça alguns dos nichos específicos do profissional de Administração:
- Administração Financeira — os profissionais organizam e coordenam as atividades financeiras de uma organização. Eles lidam com capital de giro, patrimônio, orçamentos e fluxo de caixa;
- Administração Esportiva — os graduados se capacitam para organizar as operações de equipes, clubes e associações esportivas em geral. Também é possível atuar no setor público definindo políticas para prefeituras, governos estaduais e órgãos federais;
- Administração de Recursos Humanos — o objetivo é gerir as relações entre os funcionários e as empresas, além de coordenar os procedimentos de seleção e admissão dos novos colaboradores. Também tem um importante papel na definição dos planos de carreira;
- Administração Rural — os profissionais trabalham diretamente com o agro, dirigindo empresas rurais. Será possível controlar finanças, procedimentos de distribuição, comercialização de produtos, entre outros;
- Empreendedorismo — a presença de ao menos um administrador gera muito valor para um novo negócio, uma vez que ele é capaz de criar as primeiras políticas, avaliar oportunidades e concorrentes e lidar com as necessidades do RH;
- Marketing — pela capacidade que os administradores desenvolvem de coordenar projetos, eles também podem atuar diretamente na divulgação de novos produtos, criação de campanha, ações de fortalecimento de marca, entre outras;
- Gestão da Qualidade — a missão é supervisionar os processos de produção de mercadorias, garantindo que eles estejam dentro das normas definidas pelos gestores.
Objetivos de carreira
Para se destacar como um administrador de alto nível do mercado, alguns dos requisitos são os seguintes:
- aprender a gerenciar negócios de diferentes tipos ;
- desenvolver uma visão sistêmica dos processos organizacionais;
- executar atividades de planejamento , organização e controle. Ou seja, em diferentes estágios de projetos;
- desenvolver a capacidade de solucionar problemas, principalmente em equipe;
- lidar com a tecnologia em quase todos os momentos da carreira;
- exercer uma boa comunicação .
Experiências
Nem toda faculdade de Administração é igual. Há cursos que priorizam a parte teórica, por exemplo, e menos o trabalho prático. O ideal é buscar uma opção que equilibre essas duas necessidades.
Na São Judas, por exemplo, os alunos participam de aulas práticas e simulações de desafios. Com isso, o estudante tem a oportunidade de conectar tudo o que ele aprendeu com problemas reais do ambiente de trabalho.
Habilidades necessárias
Para crescer na carreira, o aluno do curso de Administração adquire diversas competências durante a sua graduação, como:
- planejamento de atividades e organização de projetos;
- habilidades de liderança ;
- boa comunicação. Afinal, ele atuará como um coordenador de pessoas em diversos projetos;
- trabalho em equipe ;
- resolução de problemas;
- gestão de pessoas. Além de delegar tarefas, também será preciso gerenciar conflitos trabalhando conjuntamente com outros profissionais, como os psicólogos;
- gosto pela tecnologia. Isso porque ela está presente em qualquer negócio hoje em dia, das pequenas empresas até as multinacionais. O profissional moderno precisa lidar com softwares e sistemas de gestão, por exemplo.
Como escolher o curso de graduação em Administração?
Confira alguns critérios que facilitam uma escolha precisa:
- priorize IES bem avaliadas no mercado , de modo a poder escolher um curso que seja bem visto pelas empresas. Uma dica é consultar a nota no MEC (Ministério da Educação);
- busque opções de faculdade que tenham parcerias com empresas — assim você terá mais oportunidades de conhecer o mercado e encarar desafios reais propostos por essas organizações. A São Judas, por exemplo, tem o UC Dual ;
- converse com profissionais da área e pegue algumas dicas das características que um bom curso de Administração precisa ter;
- priorize IES que tenham um corpo docente de qualidade para garantir experiências profissionais valiosas;
- busque faculdades que tenham bons programas de direcionamento para estágios;
- visite as redes sociais de cada IES para conferir as avaliações e as opiniões dos egressos sobre elas.
A graduação em Administração proporciona uma gama abrangente de conhecimentos — desde a coordenação de projetos até a capacidade de organizar financeiramente os ativos de uma instituição pública ou privada. É essa versatilidade que explica a longevidade da carreira, o que garante boas oportunidades para os graduados .