#Graduação

Faculdades de Engenharia Civil: como escolher a melhor?

Para falar mais sobre o curso, o universo da profissão e as dicas para escolher a Instituição de Ensino Superior ideal, este post conta com a participação de Débora Agráz. Confira!
estágio-engenharia-civil-
6 min de leitura - há 18 dias

Há diversas faculdades de Engenharia Civil no mercado brasileiro, principalmente se considerarmos os cursos ofertados no modelo EAD. No entanto, a qualidade de cada uma delas nem sempre é a mesma. Felizmente, há alguns critérios para que os estudantes façam uma escolha consciente e acertada.

Para falar mais sobre o curso, o universo da profissão e as dicas para escolher a Instituição de Ensino Superior ideal, este post conta com a participação de Débora Agráz. Ela é a coordenadora das Engenharias na São Judas — Campus Unimonte — e Mestre em Engenharia Mecânica. Continue a leitura!

A relevância da escolha da faculdade ideal

De acordo com Débora Agráz, um bom curso é o diferencial de que o profissional precisa para conquistar um excelente emprego e a base para progredir na carreira em Engenharia Civil .

Vale lembrar que essa graduação é altamente técnica e envolve conhecimentos em Matemática, Tecnologia da Informação, Desenho Técnico e outros temas que precisam ser vistos com cuidado. Assim, uma boa escolha pode abrir portas para uma carreira bem-sucedida — enquanto uma decisão equivocada pode frustrar o futuro profissional.

As dicas para escolher entre as principais faculdades de Engenharia Civil

Débora destaca a necessidade de priorizar um curso que tenha um currículo inovador, baseado em competências. Desse modo, os alunos não exploram apenas os conhecimentos teóricos, mas também se aprofundam em habilidades práticas e técnicas para se prepararem para o mercado de trabalho.

Os profissionais formados que mais se destacam no mercado têm uma boa capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe e aplicar conhecimentos de forma eficiente em ambientes reais. Por isso, buscar faculdades que estimulam projetos coletivos é outra boa dica.

Independentemente da faculdade escolhida, Débora aponta que os estudantes e profissionais formados também devem ter em mente as necessidades da região em que pretendem trabalhar. Ela recomenda que os discentes desenvolvam habilidades técnicas e interpessoais e se mantenham atualizados em relação às tendências da indústria.

O engenheiro profissional não para de estudar — afinal, o mercado está sempre mudando e é necessário se adaptar às oscilações e exigências dos clientes. Portanto, priorizar uma faculdade que aplique uma mentalidade de aprendizado contínuo deve ser uma preocupação do futuro formado.

A tecnologia se tornou onipresente no mercado de trabalho. Na Engenharia Civil , ela é representada por softwares, como Autodesk AutoCAD, AutoCAD Civil 3D e FUSION 360, utilizados para desenho técnico e modelagem em 2D e 3D, por exemplo.

Nesse sentido, mais uma dica para escolher a faculdade ideal é pesquisar se a IES oferece essas ferramentas.

Outros fatores que podem ser levados em conta na escolha são os seguintes:

  • reputação da Instituição de Ensino Superior — uma faculdade positivamente avaliada, tanto pelo Ministério da Educação como pelo mercado , tem maiores chances de oferecer um ensino de qualidade e formar profissionais capacitados;
  • formação de networking — uma boa faculdade facilita a busca de estágios e proporciona a construção de relacionamentos profissionais para os estudantes, por meio de palestras, workshops, eventos com engenheiros de destaque, entre outras atividades;
  • localização e estrutura física — é fundamental que a faculdade tenha uma estrutura física adequada. Embora os laboratórios sejam obrigatórios para engenheiros, uma biblioteca com títulos relevantes também não pode ser desprezada.

A importância de considerar as preferências

A Engenharia Civil tem diversos nichos e campos de atuação . Mesmo antes de iniciar um curso, é natural que o estudante se incline por uma determinada área. Por isso, é uma boa ideia priorizar faculdades que explorem bem o tema e ofereçam Unidades Curriculares “sintonizadas” com essa predileção.

O discente deve consultar o processo pedagógico das faculdades que despertarem a atenção, por exemplo. Nesse documento, será possível conferir as Unidades Curriculares abordadas por aquela Instituição de Ensino Superior (IES).

Embora a missão seja formar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho em Engenharia Civil, as IESs podem se diferenciar pela ênfase em determinadas áreas, além de uma carga maior ou menor em atividades práticas. Nesse sentido, nada melhor do que considerar as preferências e consultar o projeto pedagógico.

Os diferenciais da São Judas

Débora afirma que os egressos da nossa faculdade têm se destacado em termos de empregabilidade. “São reconhecidos pelas empresas por sua capacidade de resolver problemas, trabalhar em equipe e aplicar conhecimentos de forma eficaz em ambientes reais de trabalho” , explica a mestre em Engenharia.

A Universidade São Judas valoriza a integração entre teoria e prática nos cursos — o que inclui a Engenharia Civil, é claro. “Em nossos currículos, há uma preocupação na articulação entre teoria e prática e a valorização da educação profissional, efetivadas por meio das Unidades Curriculares Duais” , elucida Débora.

A engenheira aponta o modelo Dual, que insere os estudantes em ambientes reais do mundo do trabalho , desde o início do percurso formativo e por meio de metodologias ativas. Assim, o discente aprende fazendo (ou simulando).

A São Judas oferece parcerias com empresas de referência no mercado, de modo que o aluno já tenha experiências valiosas ainda na graduação. “Essas parcerias proporcionam aos estudantes oportunidades valiosas de estágio em projetos e obras de construção civil do setor público e privado da região” , indica Débora.

Ela finaliza reforçando o compromisso da São Judas com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Afinal, a faculdade integra esses conceitos em seu currículo de Engenharia Civil, oferecendo conteúdos específicos, como Engenharia Ambiental, Planejamento Urbano Sustentável, Tecnologias Verdes em Construção, entre outros!

Um resumo dos principais destaques do curso de Engenharia Civil da São Judas abarca:

  • laboratórios modernos e bem equipados , nos quais os estudantes podem aplicar conceitos teóricos em atividades práticas;
  • projetos integradores e trabalhos de campo , que simulam situações reais do mercado de trabalho;
  • projetos de pesquisa e extensão . Eles permitem que os estudantes explorem áreas específicas de interesse, contribuam para a inovação no campo e adquiram experiência em lidar com problemas reais da sociedade;
  • corpo docente qualificado e experiente . Os professores trazem experiências práticas para a sala de aula, enriquecendo o aprendizado dos alunos com exemplos do mundo real e casos de estudo.

Não é difícil encontrar faculdades de Engenharia Civil — afinal, basta pesquisar o tema na Internet e conferir diversas opções. Contudo, a coisa muda quando o objetivo é encontrar um curso de qualidade comprovada. Alguns critérios vêm a calhar na hora de tomar a decisão, como a reputação da IES, a infraestrutura, o corpo docente, entre outros.

Agora, visite a página oficial do curso para entender mais sobre a área!

Posts relacionados