O mercado de trabalho na construção civil está em constante evolução, oferecendo uma série de oportunidades para os profissionais da área. Não é por acaso que o curso de Engenharia Civil atrai tantos estudantes ano após ano e continua sendo uma formação que traz diversas oportunidades.
Este post foi desenvolvido com foco naqueles que têm interesse no curso, mas ainda não tomaram a decisão. Além de explicar o que é a Engenharia Civil, vamos mostrar as diferenças com relação às outras Engenharias, mostrar como funciona o curso e apresentar dicas para escolher a instituição de ensino.
Para construir este material, conversamos com Débora Agráz , professora universitária, palestrante, pesquisadora, Doutoranda em Educação, Mestre em Engenharia Mecânica, formada em Engenharia Eletrônica e titular de Licenciatura em Matemática. A professora Débora também é gestora de grande área na São Judas Campus Unimonte, coordenando as áreas de Engenharias, Arquitetura & Design, Tecnologias e Comunicação & Artes. Continue a leitura!
O que é Engenharia Civil?
Trata-se de uma área da Engenharia que se dedica ao planejamento, projeção, construção e manutenção de obras de infraestrutura . Os engenheiros civis são os profissionais responsáveis por criar estruturas como edifícios residenciais e comerciais, pontes, rodovias, barragens, sistemas de saneamento, entre outros.
O trabalho desenvolvido pelos engenheiros impacta diretamente o desenvolvimento urbano e regional, garantindo a qualidade de vida das pessoas e o crescimento econômico. O curso de Engenharia Civil aborda conhecimentos em diversas áreas, como cálculo estrutural, materiais de construção, geotecnia, hidráulica e gestão de projetos.
Por se tratar de uma área dinâmica, se você tem interesse na Engenharia Civil e busca o sucesso profissional, é importante saber que a atualização constante ajuda no fortalecimento da sua carreira. Débora destaca:
Para os estudantes que desejam seguir carreira na área de Engenharia Civil, recomendo que busquem sempre por uma formação acadêmica sólida e tenham em mente as necessidades da sua região, desenvolvam habilidades técnicas e interpessoais, estejam sempre atualizados com as tendências da indústria (tecnologias e softwares mais utilizados) e busquem experiência prática, por meio de estágios, programas de personalização como a Dual, o NEST e o HUB, assim como os cursos e projetos de extensão. Além disso, é necessário cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo, construir uma rede de contatos profissionais e manter um foco na sustentabilidade e responsabilidade social.
Qual é a diferença entre Engenharia Civil e outras engenharias?
A Engenharia Civil foca a teoria e prática nas atividades de construção e manutenção de infraestruturas e edificações . Outras Engenharias, como a Mecânica, Elétrica ou Química, se concentram em áreas mais específicas, como máquinas, sistemas elétricos ou processos químicos.
A Engenharia Civil abrange um espectro mais amplo, desde a concepção de projetos até a gestão de obras. Quem se forma na área trabalha com materiais de construção, estruturas, solos, hidráulica e saneamento, visando garantir a segurança, funcionalidade e durabilidade das obras.
Embora haja interfaces com outras engenharias em diversos projetos, a Engenharia Civil se diferencia pela sua atuação direta na transformação do ambiente construído .
Como funciona o curso de Engenharia Civil?
No decorrer dos 5 anos de formação, você vai se preparar para projetar, construir e manter estruturas. A graduação oferece uma base de conhecimento em Ciências Exatas, com disciplinas como cálculo, física e química, que ajudam a entender os princípios por trás das construções .
Também são abordadas disciplinas específicas, como resistência dos materiais, mecânica dos solos, hidráulica e estruturas. Você aprende a calcular cargas e escolher os materiais adequados para cada projeto.
Na graduação, a teoria encontra a prática , ou seja, cada estudante desenvolve habilidades práticas em laboratórios e em projetos reais, aprendendo a utilizar softwares de projeto e a trabalhar em equipe. Débora explica que, no curso de Engenharia Civil da São Judas , os estudantes são expostos a uma variedade de tecnologias e softwares essenciais para a prática profissional.
O que faz parte do curso de Engenharia Civil?
Vamos entender melhor alguns temas que integram o curso de Engenharia Civil na São Judas? Confira!
Fundamentos
Os fundamentos da Engenharia Civil proporcionam conhecimentos que farão toda a diferença ao longo da sua formação. Dominar temas como estática, resistência dos materiais e mecânica dos solos é necessário para o dimensionamento de estruturas e a compreensão do comportamento dos materiais.
A hidráulica e a geotecnia também são fundamentais para projetar sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e obras em terrenos com diferentes características geológicas. Já a topografia permite a representação gráfica do terreno e o planejamento das obras.
Unidades Curriculares
Para possibilitar uma formação completa na Engenharia Civil, o programa é organizado em torno de Unidades Curriculares que contemplam todos os conceitos importantes para o exercício da profissão.
Veja algumas Unidades Curriculares da graduação em Engenharia Civil na São Judas:
- Estruturas de Fundações e Contenções;
- Fenômenos Elétricos, Magnéticos e Oscilatórios;
- Geologia e Mecânica dos Solos;
- Materiais, Técnicas e Tecnologias de Construção;
- Medição em Ciências e Representação Gráfica;
- Análise e Comportamento das Estruturas.
Trabalhos práticos
As experiências práticas ajudam os alunos a desenvolver habilidades técnicas essenciais para o exercício da Engenharia Civil. Por isso, na São Judas, oferecemos laboratórios modernos e bem equipados onde os estudantes podem aplicar conceitos teóricos em atividades práticas.
Débora, salienta:
Com o intuito de integrar a teoria e a prática no curso de Engenharia Civil, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e para se tornarem profissionais qualificados e capacitados, contamos com: laboratórios de atividades práticas, projetos integradores e trabalhos de campo, estágios e parcerias com empresas, projetos de pesquisa e extensão.
Estágios
Como forma de complementar os trabalhos práticos, os estágios são vivências em ambientes profissionais em que os alunos aplicam seus conhecimentos em situações reais . Além disso, os estágios ajudam no desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, comunicação e outras soft skills importantes para o mercado de trabalho de Engenharia Civil.
Oportunidades de carreira e networking
Para os alunos de Engenharia Civil, a universidade é um ambiente privilegiado para ter contato com colegas, professores e profissionais da área . Assim, você começa a construir sua rede de contatos ainda no período da faculdade.
Além disso, para quem busca construir uma carreira de sucesso, é importante escolher uma instituição que esteja entre as melhores faculdades de Engenharia Civil. Isso vai fazer uma grande diferença nos seus primeiros passos no mercado de trabalho .
Débora fala um pouco mais sobre os diferenciais da Universidade São Judas:
A São Judas oferece programas de personalização, como o NEST, o HUB e a Dual, que permitem aos estudantes adaptarem sua experiência acadêmica de acordo com seus interesses e objetivos de carreira, explorando áreas específicas da Engenharia Civil e desenvolvendo habilidades especializadas.
Os projetos de extensão local e nacional oferecidos pela universidade também são uma vantagem significativa, permitindo que os estudantes apliquem seus conhecimentos em contextos reais, contribuindo para a comunidade e adquirindo experiência prática valiosa.
Todas essas oportunidades complementam o currículo inovador e baseado em competências da Universidade São Judas, preparando os estudantes não apenas para serem engenheiros civis competentes, mas também para se destacarem no mercado de trabalho e contribuírem de forma significativa para a sociedade.
Como escolher o curso de Engenharia Civil ideal?
O primeiro passo é entender quais são seus interesses e objetivos pessoais . Em especial, avalie sua relação com disciplinas como matemática, física e química, já que elas são a base da Engenharia. Além disso, é importante você se identificar com a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a busca por soluções inovadoras.
Quanto à instituição, nossa sugestão é dar preferência para universidades renomadas , que tenham uma conexão entre teoria e prática. Além disso, converse com profissionais da área , visite obras, fale com o pessoal da faculdade de interesse e analise as Unidades Curriculares do curso para ter certeza de que a Engenharia Civil é a escolha certa para você.
Débora compartilha algumas sugestões:
São inúmeras as razões que me levam a recomendar a Universidade São Judas para alguém que deseja estudar Engenharia Civil, tais como: currículo inovador e baseado em competências, o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, o acesso a parcerias estratégicas, programas de personalização, possibilidade de ingressar nos programas como o NEST, o HUB e a Dual, projetos de extensão local e nacional, apoio personalizado, corpo docente qualificado e reconhecimento da qualidade acadêmica. Ou seja, a Universidade é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por sua qualidade acadêmica.
Como você viu, o curso de Engenharia Civil prepara você para atuar em diversas áreas da construção civil , desde o planejamento até a execução de grandes obras . A profissão dá acesso a um mercado de trabalho com oportunidades e é uma escolha interessante para quem busca uma carreira desafiadora.
Gostou de conhecer mais sobre essa área da Engenharia? Então, conheça o curso de Engenharia Civil da São Judas!