Se você está entrando na faculdade ou mesmo já iniciou o primeiro semestre, sabe que cedo ou tarde precisará montar o seu currículo de Medicina Veterinária . Afinal, é com ele que você se apresenta ao mercado de trabalho e concorre a vagas na sua área de formação. Não à toa, esse documento é requisito obrigatório em qualquer processo seletivo. Porém, você sabe como produzir um CV de qualidade?
Neste post, vamos compartilhar dicas essenciais para quem deseja ter um currículo completo e competitivo, do tipo que se destaca aos olhos de qualquer recrutador. Quer saber quais são elas? Então continue lendo!
Importância de um currículo bem elaborado em Medicina Veterinária
É comum associar o CV apenas a vagas formais de emprego. Acontece que ele é utilizado em seleções para muitas outras oportunidades profissionais. Um exemplo disso são os estágios não obrigatórios e remunerados — aqueles que você procura por iniciativa própria na sua região, para ter experiências além dos estágios curriculares e, de quebra, aumentar a renda pessoal.
Ou seja, ainda na faculdade você vai utilizá-lo para conseguir ingressar no ramo da saúde animal e atuar em clínicas, hospitais, laboratórios, centros de pesquisa e afins. Isso sem falar que processos seletivos de projetos de extensão e pesquisa científica também podem requisitar esse documento. Afinal, ele trará um resumo da sua graduação até aquele momento e das suas atividades prévias na área.
Portanto, ter um currículo bem elaborado é fundamental para você se identificar corretamente. Ele serve para mostrar como você vem delineando sua qualificação acadêmica (por meio de cursos de atualização, capacitações, formações livres etc.), quais competências já tem e está aprimorando e como tem buscado se inserir no campo profissional da Medicina Veterinária .
Dicas para um currículo de Medicina Veterinária atrativo
Para tornar o seu CV mais chamativo, é preciso tomar alguns cuidados com o texto que você insere nele. Veja o que fazer e o que deve ser evitado ao produzir esse documento!
Mantenha os seus dados atualizados
Deixe as suas informações sempre atualizadas. Por exemplo, se você vai se candidatar a um estágio, coloque as formações e experiências dos últimos semestres da sua graduação. Isso mostra que você está em constante aprendizado e prática ; que não está estagnado ou que buscou ter uma formação mais robusta apenas no início do curso, reduzindo o ritmo depois.
Seja sucinto nas informações
Ao listar cursos paralelos à sua faculdade, evite se estender na apresentação deles. Coloque qual foi a formação, a respectiva instituição de ensino e a carga horária. Não é necessário citar ementa do curso, nota de aprovação ou mesmo atividades realizadas. Isso só aumenta o volume de texto (e, consequentemente, de páginas), tornando cansativo e até mesmo prolixo o currículo para, por exemplo, uma vaga de estágio em Medicina Veterinária .
Evite espaços vazios
Se em alguma seção do currículo você não tem o que acrescentar, retire-a. Isso é melhor do que deixar um espaço vazio que acaba se destacando visualmente e o pior: ressaltando justamente aquilo que você não tem.
Um exemplo simples: imagine que você não tem uma premiação ou certificação que seja útil para uma determinada vaga. Nesse contexto, você pode omitir esse bloco de informações, dando foco àquilo que você já possui.
Como fazer a organização das informações?
Neste tópico, trouxemos algumas dicas para você deixar a apresentação do seu currículo mais direta, clara e devidamente ordenada. Portanto, pegue papel e caneta e anote as sugestões!
Separe o conteúdo do currículo em blocos de leitura
Isso facilita não só a organização, como também a disposição de informações, facilitando o encontro de pontos relevantes no CV para o recrutador — e isso faz toda a diferença para quem vai conferir o documento. Uma boa sugestão é seguir esta ordem:
- dados pessoais;
- objetivos de carreira;
- formação (acadêmica e adicional);
- experiência profissional;
- projetos de destaque;
- premiações e certificações relevantes;
- habilidades/competências extras.
Faça o currículo no formato vertical
Pode parecer óbvio, mas não podemos deixar de frisar: evite produzir o seu CV na horizontal. Isso pode deixar o material confuso visualmente e dificultar a leitura — principalmente se houver várias colunas de texto. O ideal é sempre usar um modelo vertical com uma única coluna segmentada de acordo com os blocos mencionados no tópico anterior.
Evite ícones, ilustrações e outros elementos no layout
O seu currículo deve apresentar quem você é acadêmica e profissionalmente . Logo, as informações são o ponto-chave. Todo o resto é desnecessário e tem grande potencial de poluir esteticamente o documento, afetando, inclusive, a apresentação desses dados.
Um exemplo disso é o uso de grifos no texto, caixas de destaque para parágrafos específicos, palavras com cores diferentes, gráficos para indicar nível de habilidade/competência, desenhos e artes para reforçar a ordem da leitura, imagens (inclusive, fotografias pessoais), ícones de WhatsApp, e-mail e redes sociais etc. O ideal é sempre lembrar daquela velha máxima: “menos é mais”.
Como buscar as melhores oportunidades profissionais?
Entre em contato com a sua instituição de ensino. Muitas universidades contam com um setor de estágio que não apenas lida com os convênios com empresas para a oferta das vivências curriculares da sua graduação, como também atuam ativamente para divulgar e promover seleções externas de estágio. Ou seja, aquelas realizadas por organizações públicas e privadas.
Outra possibilidade é acompanhar seleções realizadas em plataformas online, como o LinkedIn (que é uma rede social com foco no âmbito profissional). Nele, existe uma página exclusiva para vagas do mercado de trabalho , com oportunidades tanto de estágios quanto de empregos em tempo integral.
Como explicado, ter um currículo de Medicina Veterinária que se destaca em qualquer processo seletivo requer atenção com o layout do documento , revisão das informações que serão apresentadas e cuidado redobrado com a organização do texto . Isso torna o seu currículo muito mais estratégico, fluido e bem apresentado. Como resultado, você fica com um CV que será um diferencial em relação à concorrência.
Gostou do post e quer se aperfeiçoar ainda mais para garantir o seu lugar no mercado? Pois confira os demais artigos do blog da São Judas para se manter bem informado e atualizado!