
Você bateu o martelo e decidiu que vai estudar para se tornar um futuro psicólogo? Pois saiba que escolheu uma carreira em alta — e quem diz isso é o próprio Ministério da Educação. No compilado de dados de 2023 do censo do ensino superior , foram identificadas mais de 1,183 milhões de matrículas somente nessa área . Isso só mostra que muita gente tem interesse em saber como fazer faculdade de Psicologia .
Por esse motivo, trouxemos um post que explica como ingressar na área, se há pré-requisitos (e quais são eles) e como analisar a instituição de ensino onde você vai estudar. Quer saber mais? Então vamos ao artigo!
A importância da escolha da faculdade
Decidir qual curso fazer é uma missão importante que requer empenho da sua parte para chegar à decisão mais consciente e adequada aos seus objetivos pessoais. Afinal, estamos falando de cinco anos de formação presencial — que é a duração da Psicologia — onde haverá muita leitura , práticas de estágio supervisionado, TCC, provas, atividades complementares etc.
Portanto, para que a vivência acadêmica seja positiva para o seu bem-estar físico e para a sua saúde mental, é fundamental ingressar em uma área com a qual você se identifica — para assim tirar o máximo proveito dessa experiência enquanto se prepara para o futuro.
Como fazer faculdade de Psicologia
Neste tópico, você vai conferir todas as possibilidades de como ingressar no curso. Fique atento(a) para compreender em quais situações você se encaixa ou não!
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
A primeira delas é o Enem . Aqui não há muito segredo: você precisa ter feito o exame para tentar a aprovação por meio da nota obtida nele. Muitas instituições permitem o uso da pontuação de qualquer edição nos últimos 10 anos . Ou seja, caso você tenha feito duas ou mais provas nesse período, dá para utilizar aquela com o melhor desempenho.
Vestibular tradicional
Esse é o modelo clássico de seleção de novos alunos. A estrutura dele é definida pela instituição de ensino. Por essa razão, ele pode ser feito presencialmente ou online, ter perguntas objetivas e/ou subjetivas, contar com redação etc. As maiores notas garantem vaga para o curso desejado.
Vestibular simplificado
Esse formato de avaliação também é formulado seguindo as diretrizes de cada faculdade. Na Universidade São Judas, por exemplo, ele se trata da produção de uma carta de apresentação onde o candidato expõe o curso que deseja fazer e as motivações por trás disso.
Solicitação de transferência
A transferência, por sua vez, é voltada para quem já está em uma graduação e quer mudar para o de Psicologia . Para tanto, há duas possibilidades. A primeira é quando você permanece na mesma faculdade, mudando apenas o curso. Na segunda, você sai da universidade A para a universidade B — que pode ficar na mesma cidade ou em outra região do país.
Nesse caso, você pode continuar estudando Psicologia (se essa já for a sua formação inicial) ou iniciar seus estudos na área (um exemplo disso seria sair do Direito para a Psicologia). Em geral, as universidades têm calendários específicos para a realização desse processo — entre o fim de um semestre e o início do próximo —, o que permite aproveitar o máximo de disciplinas já realizadas.
Ingresso por meio de uma segunda graduação
Para encerrar, a última forma de como fazer faculdade de Psicologia é por meio da segunda graduação. Como o nome já entrega, você deve ter concluído um curso de nível superior e usar o seu diploma (de bacharel , licenciado ou tecnólogo ) para começar uma nova formação. O processo é simples e ocorre todo semestre.
Vale destacar que, como no caso da transferência, é possível aproveitar matérias já cursadas. Inclusive, a depender da quantidade, isso pode até mesmo reduzir o tempo da sua nova graduação.
Pré-requisitos para o curso de Psicologia
Entre as condições para ingresso no curso de Psicologia , podemos citar três. A primeira é ter em mãos o certificado de conclusão do ensino médio e o seu histórico escolar. A segunda é a documentação necessária para efetivar a matrícula.
Ou seja, um documento oficial com foto (como RG, CNH ou passaporte) e comprovante de residência. Lembrando que para os homens maiores de idade, em particular, é preciso que eles tenham também o certificado de dispensa do exército.
O último requisito, por sua vez, é bem simples: você precisa ser aprovado no processo seletivo da instituição de ensino — que são os meios de ingresso já citados no tópico anterior (Enem, vestibular tradicional, transferência etc.).
Já no caso de estudantes que vão começar a faculdade contando com bolsa ou financiamento estudantil para cobrir as mensalidades, como o caso do FIES e do ProUni, é preciso estar atento. Isso porque esses programas também vão solicitar documentações.
Em muitos casos, itens que vão além do necessário para a matrícula, como comprovante de renda e dados de fiador. Informe-se com antecedência para não correr o risco de perder os prazos de entrega desses materiais.
Como escolher qual faculdade fazer
Há alguns aspectos-chave que você deve conferir para estudar em uma instituição séria, ética e comprometida com uma formação de qualidade para o mercado de trabalho. Por exemplo, veja em quais unidades da universidade há o curso de Psicologia e como é a infraestrutura delas.
Outra sugestão é analisar se a matriz de unidades curriculares do curso atende aos critérios do Código de Ética Profissional do Psicólogo e às resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) — em especial, aquelas que versam sobre os campos de atuação e especialidades da área.
Uma terceira dica é pesquisar os professores que atuam na faculdade. Quanto mais experientes e capacitados, melhor. A instituição deve ser transparente sobre essas informações. A Universidade São Judas, por exemplo, informa o quantitativo, nomes e titulação dos docentes no próprio portal para todos os interessados.
Depois deste post, você certamente já sabe como fazer faculdade de Psicologia. O próximo passo é decidir em qual instituição você vai estudar. Lembrando que quanto mais renomada, com mais suporte acadêmico e maior infraestrutura ela for, melhor para a sua formação. A partir daí, é só definir qual será a sua forma de ingresso, se preparar para ela e, uma vez aprovado, entregar a documentação necessária.
Animado para começar sua formação? Então acesse o site da Universidade São Judas e veja o que é preciso para assegurar sua vaga na graduação em Psicologia!