
Os procedimentos operatórios não estão presentes apenas nas especialidades médicas. Também existem diversas técnicas de cirurgia odontológica, fundamentais em determinados casos para garantir o tratamento completo dos pacientes.
Os profissionais dessa área precisam conhecer esses procedimentos para exercer a profissão com total competência, garantindo a segurança das pessoas. Preparamos este conteúdo para falar um pouco sobre o assunto.
Continue lendo para entender a importância das cirurgias na Odontologia, quais são as principais técnicas que existem e por que é fundamental para os futuros profissionais dominar esse conhecimento. Boa leitura!
Qual é a importância da cirurgia odontológica?
Quando falamos sobre problemas bucais, é bastante comum as pessoas pensarem em quadros corriqueiros, como cárie, gengivite ou tártaro. No entanto, existem condições mais complexas, que requerem tratamentos que vão além do básico.
É o caso, por exemplo, das pessoas que apresentam dentes do siso inclusos, daquelas com alterações significativas na mordida ou das que perderam dentes e querem colocar implantes. Essas e outras situações, muitas vezes, precisam ser tratadas por meio de uma cirurgia odontológica .
Essas técnicas são muito importantes no dia a dia dos profissionais da área. Os procedimentos permitem o manejo adequado de quadros clínicos que precisam ser tratados utilizando técnicas com um grau maior de invasividade.
Mas nem sempre o caso é algo grave. Afinal, também pode ser recomendado fazer uma cirurgia odontológica para tratar uma condição simples. É o que acontece, por exemplo, quando o dente de leite de uma criança não cai sozinho.
Todas as técnicas cirúrgicas, mesmo aquelas de baixa complexidade, são importantes nos tratamentos odontológicos porque trazem uma solução concreta para o problema. Inclusive, muitas podem ser realizadas no próprio consultório, com conforto e total segurança para o paciente.
Quais são as principais cirurgias em Odontologia?
No tópico anterior, explicamos que existem diferentes técnicas. A seguir, apresentamos algumas das principais para você conhecer os procedimentos e as indicações.
Extração dentária
Talvez essa seja a cirurgia odontológica mais conhecida. Nem sempre o tratamento é associado a uma operação, mas a verdade é que a extração dentária requer uma técnica muito bem realizada para que não haja complicações após o procedimento.
Esse tipo de cirurgia é chamado de exodontia. Pode ser realizado com o objetivo de extrair um siso incluso, elementos dentários excedentes na arcada ou um dente que, por algum motivo, esteja comprometido e não possa ser recuperado.
É um dos tipos de cirurgia odontológica que pode ser realizado no consultório do dentista. Isso porque se trata de uma prática de rotina, que exige apenas anestesia local.
De um modo geral, o especialista aplica o anestésico e, em seguida, realiza um movimento de alavanca para soltar o dente. Depois, utiliza uma pinça para removê-lo. Se o dente estiver incluso, ou se for necessário retirar pedaços quebrados ou a raiz, é preciso fazer uma pequena incisão na gengiva para facilitar o acesso.
Implantes
Essa cirurgia odontológica é realizada quando há necessidade de repor dentes que foram perdidos. É um procedimento feito pelo profissional especialista em Implantodontia, que nos últimos anos ganhou mais evidência em função da sua eficácia e longevidade.
Os implantes dentários são fixados de forma definitiva no osso maxilar ou na mandíbula. O tecido ósseo se regenera ao redor, mantendo a estabilidade da peça. Sobre ela, é colocada uma prótese para substituir o dente perdido, cumprindo suas funções e garantindo a estética do sorriso.
O implante em si é uma raiz artificial que serve como base para uma hipótese. Hoje em dia, essa cirurgia odontológica pode ser realizada para substituir apenas um dente ou todos eles. No segundo caso, existem técnicas para fixar alguns poucos implantes para servirem como base para uma prótese total.
Cirurgias periodontais
São os procedimentos realizados nos tecidos que dão sustentação para os dentes. Duas técnicas muito conhecidas são a gengivectomia e a gengivoplastia. Como o nome indica, ambas são realizadas nas gengivas.
A primeira tem como objetivo remover o excesso de tecido gengival que recobre os dentes. O procedimento pode ser feito para melhorar a estética do sorriso ou porque o excesso de gengiva atrapalha a funcionalidade de alguma forma.
A gengivoplastia tem apenas finalidade estética. O objetivo é modelar a gengiva, de modo a obter um contorno simétrico e favorecer a aparência da arcada dentária. Em ambos os procedimentos, é possível realizar o tratamento no consultório odontológico.
Também existem as cirurgias periodontais que têm como foco tratar a periodontite. Essa é uma infecção que resulta da complicação de um quadro de gengivite, afetando os tecidos mais profundos da boca.
Cirurgias ortognáticas
Esse é um tratamento mais complexo porque envolve intervenções não só na boca, mas em toda a estrutura da face. É uma cirurgia odontológica que precisa ser realizada em ambiente hospitalar por um cirurgião especialista em Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial.
O procedimento é recomendado para pacientes que apresentam quadros de prognatismo ou retrognatismo mandibular, assimetrias faciais e disfunções da articulação temporomandibular (ATM). Também é um tratamento feito em casos de emergência, quando ocorrem traumas na face.
Essa cirurgia odontológica é totalmente personalizada, já que depende da necessidade de cada paciente e da complexidade do quadro. De toda forma, são realizadas intervenções como remodelagem do osso e instalação de placas metálicas para reposicionar as estruturas da face.
O objetivo é favorecer a respiração, a mastigação e a fala, além de evitar desgastes ósseos e articulares e melhorar a aparência da pessoa.
Por que os futuros profissionais precisam conhecer as cirurgias odontológicas?
Dominar esses procedimentos é fundamental para prestar um melhor atendimento aos pacientes. Afinal, como dissemos, nem todos os quadros que chegam aos consultórios odontológicos podem ser tratados por meio de procedimentos simples e corriqueiros.
Então, quem pretende seguir carreira na Odontologia precisa pesquisar sobre as cirurgias, as indicações desse tipo de tratamento e as novas técnicas aplicadas. Inclusive, essa área também passa por atualizações constantes, com o surgimento de novos instrumentais e métodos mais modernos e seguros.
Sendo assim, como em qualquer outra carreira na saúde, é indispensável saber quais são todas as opções de tratamento, a fim de recomendar aquilo que for mais adequado para cada paciente, conforme as características do caso.
Isso sem falar que dominar a cirurgia odontológica traz mais possibilidades de atuação para o futuro profissional, permitindo até mesmo que você escolha a especialização em uma área de interesse.
Quando se estuda cirurgia odontológica?
Geralmente, esse tema é abordado na formação do profissional ao longo do 4º semestre. Depois de finalizar o curso, você recebe o título de cirurgião-dentista, mas pode realizar apenas procedimentos mais simples.
Isso porque uma cirurgia odontológica como a de implantes ou a periodontal requer uma especialização na área. Sendo assim, o profissional que deseja seguir uma carreira específica deve fazer a graduação em Odontologia e continuar os estudos no ramo de atuação desejado.
É importante lembrar que a cirurgia odontológica faz parte do dia a dia até mesmo de um dentista clínico geral. Afinal, esse especialista pode, por exemplo, extrair dentes em um quadro que não seja complexo. Então, se você quer seguir carreira nessa área, é fundamental continuar estudando sobre esses tratamentos.
Como fazer uma especialização vale a pena para ampliar as possibilidades de atuação, confira quais são as áreas da Odontologia que você pode seguir após se formar!