#Graduação

Arquitetura ou Engenharia: o que considerar para escolher?

Arquitetura ou Engenharia? Veja o comparativo, mostrando como é a formação em cada e a importância de fazer uma faculdade de alto nível!
arquitetura ou engenharia
6 min de leitura - há 18 dias

Quem deseja trabalhar com construção civil, muitas vezes se pega se questionando qual área seguir no ramo: Arquitetura ou Engenharia ? Afinal, como traz a lei nº 5.194/66, que regula ambas as profissões , ambas atuam com fiscalização, direção e execução de obras. Isso sem falar na elaboração de projetos e no planejamento de intervenções em diferentes regiões.

Logo, com tantas atividades em comum, é natural surgirem dúvidas sobre o que, de fato, faz o profissional de cada especialidade e o que considerar ao escolher uma dessas carreiras. Por isso, vamos trazer um comparativo entre as duas profissões, mostrando também como é a formação em cada campo e a importância de fazer uma faculdade onde o ensino seja de alto nível. Acompanhe e saiba mais!

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

É um bacharelado com duração de 10 semestres. Quem escolhe essa formação, aprende a realizar projetos arquitetônicos de edifícios (em particular, a parte interna deles) e espaços urbanos.

Além disso, o futuro profissional de Arquitetura e Urbanismo também se aprofunda em técnicas de paisagismo e se capacita para atuar com construções, monumentos e/ou propriedades que fazem parte do patrimônio brasileiro. Isso requer projetos específicos para alteração ou restauração, assegurando a preservação histórica e cultural dos itens.

Modalidade das aulas

O curso é presencial e está organizado da seguinte forma: 60% da carga horária é cumprida na universidade, envolvendo não apenas as aulas, como também projetos, supervisão de estágios, extensão etc. A outra parcela da formação é conduzida no ambiente virtual da universidade. Portanto, você tem liberdade e praticidade para acompanhar e participar de onde estiver.

Matérias do curso

As unidades curriculares dessa formação exploram as áreas de atuação do arquiteto — em particular, as práticas mais realizadas e os conhecimentos técnicos indispensáveis para a realização de projetos. Dessa forma, você adquire as competências necessárias para atuar no mercado da construção civil. Confira algumas delas:

  • Meios de Representação
  • Teoria e Projeto Urbano
  • Conforto Ambiental
  • Estudos críticos: História, Arte e Cultura
  • Projeto de Reabilitação, Conservação e Restauro
  • Projeto de Ambientes e Interiores

Como é o curso de Engenharia Civil?

Trata-se de um bacharelado que o coloca em contato com o setor da construção. Por isso, ao longo dos cinco anos de formação em Engenharia Civil , você tem uma imersão detalhada em atividades de planejamento, projeção, avaliação e coordenação de obras urbanas e rurais.

Modalidade de aulas

Você pode estudar Engenharia civil de quatro formas diferentes. Acompanhe.

Presencial

A primeira delas é o modelo com aulas presenciais, mais conservador, por meio do qual todas as atividades são realizadas na instituição, de forma física.

EAD

Já a Educação a Distância promove flexibilidade durante o curso, visto que os alunos podem estudar online com aulas gravadas, quando e onde quiserem.

Semipresencial

A terceira, por sua vez, é a modalidade semipresencial, que envolve parte das atividades em modo virtual, enquanto as demais são realizadas presencialmente.

Live

Por fim, há a modalidade mais recente e flexível, que ocorre de maneira remota e ao vivo: a live. Embora sejam virtuais, as aulas e atividades dessa modalidade também proporcionam sensação do ensino presencial em termos de interação, já que os alunos realizam atividades e interagem em tempo real entre si e com os professores.

Matérias do curso

A matriz curricular de Engenharia Civil traz os aspectos técnicos por trás das construções, ao mesmo tempo que ensina sobre as características do meio natural e como elas influenciam direta ou indiretamente materiais, tecnologias e demais recursos utilizados em obras.

A proposta das unidades curriculares é que você saia realmente preparado para projetar e construir com segurança e o máximo de eficiência. Abaixo, listamos algumas das matérias que você vai ver nessa formação:

  • Geologia e Mecânica dos Solos;
  • Estruturas Isostáticas e Hiperestáticas;
  • Comportamento Químico e Mecânico dos Materiais;
  • Estruturas de Fundações e Contenções;
  • Análise de Fenômenos Físicos da Natureza;
  • Modelagem e Simulação do Mundo Físico-químico.

Arquitetura ou Engenharia: qual escolher?

Comece pesquisando, em detalhes, quais são as atividades privativas de cada categoria. A resolução nº 51 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil , por exemplo, detalha que cabe a essa profissão a construção de projetos arquitetônicos para construções e reformas.

Ou seja, toda a parte de representação gráfica das obras. Além disso, também é o arquiteto quem faz projetos urbanísticos, projetos de arquitetura de interiores e projetos de paisagismo.

Já as atribuições do engenheiro, como traz artigo do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) , envolve o estudo, análise e a projeção, ambos de caráter técnico da viabilidade, segurança, organização e condução de obras. Portanto, as profissões se complementam, mas não são o mesmo.

A partir daí, é interessante que você confira como está o nível de empregabilidade das áreas, como elas são reconhecidas socialmente e se o mercado de trabalho da sua região está aquecido para elas. Veja também qual das categorias se alinha mais aos seus interesses e perfil profissional e qual tem a remuneração média mais atrativa para seu padrão de vida.

Qual a importância de escolher um curso de qualidade?

Como explica Débora Agráz , coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo na Universidade São Judas, é por meio da educação acadêmica que você aprende sobre o setor de construção civil e se qualifica para as atividades privativas da sua categoria. Isso sem mencionar que é essa educação que dá acesso ao exercício legal da profissão no país.

Portanto, é preciso analisar, pesquisar e comparar as formações de diferentes instituições de ensino para encontrar a melhor entre elas. Na Universidade São Judas, por exemplo, “Há laboratórios modernos e bem equipados onde os estudantes podem aplicar conceitos teóricos em atividades práticas. Isso inclui laboratórios de materiais de construção, geotecnia, hidráulica, estruturas, entre outros”, diz Débora.

Outro ponto ressaltado é o grupo de professores: “A São Judas conta com um corpo docente qualificado, composto por profissionais experientes do setor. Eles trazem suas experiências práticas para a sala de aula, enriquecendo o aprendizado dos alunos com exemplos do mundo real e casos de estudo”, enfatiza.

A coordenadora salienta ainda o Núcleo de Empreendedorismo e Startups da São Judas (NEST), iniciativa voltada ao empreendedorismo e desenvolvimento de startups entre os estudantes e a comunidade acadêmica, inclusive nas Engenharias e na Arquitetura.

Como explicado, a escolha entre Arquitetura ou Engenharia deve levar em conta as atribuições específicas de cada uma. É isso que vai ajudar a diferenciar as profissões e mostrar a você como é o mercado de trabalho. Para completar, avalie também as formações acadêmicas para se aprofundar nas especificidades dessas áreas. Por fim, lembre-se: faça uma faculdade que o habilite com excelência para profissão escolhida, independentemente de qual seja!

Aproveite o post e confira mais informações sobre as graduações em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo que a Universidade São Judas oferece!

Posts relacionados