#Graduação

10 áreas da Odontologia em que o profissional pode atuar

A Odontologia é uma das áreas mais vastas dentro do setor da saúde. Sendo assim, preparamos 10 dicas sobre essa área. Confira!
Pensa em estudar Odontologia? Confira tudo sobre o assunto!
5 min de leitura - há 18 dias

A Odontologia é uma das áreas mais vastas dentro do setor da saúde. Sendo assim, a faculdade oferece a oportunidade de experimentar e escolher a especialização que melhor se encaixa no seu gosto e perfil.

Se você se interessa por essa graduação, vamos ajudar a expandir os seus horizontes: veja 10 áreas da Odontologia que são valorizadas hoje e descubra qual é a sua preferida. Continue lendo!

Importância de conhecer as áreas de atuação em Odontologia

É muito comum que profissionais da área se especializem em uma das funções mais buscadas entre dentistas no Brasil.

Isso quer dizer que, quanto mais cedo você se identifica com algumas das áreas, mais fácil fica direcionar seus estudos em relação ao tipo de atuação que quer ter no futuro.

Claro, dentro da faculdade de Odontologia , você vai entrar em contato com a base teórica e prática de todas essas especializações . Mas sua dedicação desde o começo pode fazer a diferença quando pegar o diploma.

Portanto, pesquise a fundo as áreas de atuação que vamos apresentar a seguir. Já comece a escolher as suas preferidas e analisar o melhor caminho de crescimento para se tornar um dentista com destaque no mercado.

10 áreas da Odontologia e suas responsabilidades

Existem diversas especializações para escolher dentro da profissão de dentista. Nesta lista, vamos apresentar as 10 mais valorizadas para começar a guiar o seu planejamento. Confira!

1. Odontologia de clínica geral

Assim como na Medicina, também existem dentistas que são preparados para receber novos pacientes quando eles não sabem exatamente o tratamento de que precisam.

O clínico geral é responsável por avaliar e diagnosticar condições orofaciais e tratar os problemas mais comuns, como limpeza, cáries etc.

Também é responsável por comunicar bem a situação ao paciente e indicá-lo para o profissional mais adequado.

2. Odontologia corretiva

É uma especialização com muita demanda e valor nos dias de hoje (em que ter o sorriso perfeito é o sonho da maioria dos brasileiros).

O odontologista na área é responsável por analisar, planejar e aplicar técnicas de correção estética e funcional, utilizando tecnologias como aparelhos e Invisalign .

3. Odontologia cirúrgica

As cirurgias odontológicas são bastante delicadas e complexas, por isso os profissionais capacitados ganham muito dinheiro para praticá-las. Segundo o site QueroBolsa , é a área que paga melhor dentro da profissão .

Nela, você aprenderá técnicas de intervenções em dentes, gengivas e demais componentes da área orofacial, como extrações, suturas, reparações e enxertos, além de procedimentos relacionados, como anestesia e tratamentos de recuperação.

4. Odontopediatria

A fisiologia odontológica dos adultos é muito diferente de quando éramos crianças. É por isso que existe uma especialização exclusiva para trabalhar com os mais novos.

A área inclui o diagnóstico, intervenção e tratamento de diversas situações enfrentadas nessa idade. Para trabalhar nela, é fundamental ter bom trato com crianças e sempre pensar no desenvolvimento adequado da saúde bucal de seus pacientes .

5. Periodontia

Trata-se de uma área médica que atua diretamente com a gengiva e suas interações. São dentistas responsáveis por cuidar da saúde de uma parte tão importante da boca, tratando de inflamações, retrações, necroses e outras condições.

6. Disfunção temporomandibular

A ATM é a articulação que conecta a mandíbula ao maxilar, bem do lado do nosso ouvido. Ela é uma das razões mais comuns de dores na região, incluindo as de cabeça.

Os profissionais especializados na disfunção utilizam de procedimentos de correção e até cirurgias para recuperar o posicionamento e o desgaste do local, aliviando muito a vida de quem sofre com esse problema.

7. Implantodontia

Os implantes estão substituindo as dentaduras tão comuns no século passado. São peças individuais fixadas ao osso do paciente que fazem o mesmo papel de um dente saudável.

Como existe uma tendência natural da perda óssea na região e queda dos dentes com a idade, é uma área que nunca vai perder a demanda.

8. Radiologia e imaginologia odontológica

A maioria dos tratamentos dentários exigem apoio de tecnologia para diagnóstico e intervenções. Raio-X, ressonância e tomografia são alguns exemplos.

É uma área dentro da Odontologia que exige uma preparação única para criar imagens claras de uma região tão complexa do corpo.

9. Prótese bucomaxilofacial

Em situações de má formação óssea ou traumas, a região da boca pode ser afetada de maneira irreversível, como em grandes fraturas e perda de parte da estrutura bucomaxilofacial.

Nesses momentos, os dentistas especializados utilizam próteses para não apenas corrigir esteticamente o rosto como garantir a funcionalidade de ações indispensáveis ao corpo : respiração, mastigação, salivação etc.

Com o avanço de ferramentas, procedimentos e materiais, a especialização é cada vez mais tecnológica, atuando na ponta do que há de moderno para a Medicina.

10. Harmonização orofacial

Você sabia que dentistas também podem fazer harmonização facial nos pacientes? Essa é uma mudança recente nas determinações brasileiras e abriu mais um campo de atuação para quem se interessa pela área.

A harmonização orofacial é uma técnica que visa ao equilíbrio estético entre os elementos do rosto, tornando-o mais simétrico e equilibrado.

Além de realizar o procedimento em si, um odontologista especializado é capaz de fazê-lo priorizando a função de todo o sistema bucomaxilofacial — garantindo não só a beleza como também a saúde do paciente .

Como escolher área de atuação em Odontologia

Como foi possível ver, todas as especializações para dentista são bastante relevantes para a sociedade e nunca serão desvalorizadas.

A escolha de qual seguir vai depender de você: seu gosto, seu estilo, seu sonho de carreira e a forma como pretende trabalhar.

O que nós sugerimos é que não elimine nenhuma possibilidade de cara, mas já tenha algumas opções favoritas em mente.

Assim, quando você entrar em contato com as áreas de atuação em Odontologia , poderá experimentar todas para confirmar sua decisão ou encontrar novos caminhos.

O seu futuro está começando! Agora é a hora de se concentrar no primeiro passo e sair do curso de graduação com o melhor preparo possível para a carreira .

Que tal começar por aqui mesmo? Acesse a página de Odontologia da São Judas!

Posts relacionados