
Quem decide seguir carreira na área de TI encontra uma alternativa bastante promissora na Análise e Desenvolvimento de Sistemas . Como essa área tem crescido nos últimos anos, reunimos diversas informações interessantes sobre essa carreira.
Como o próprio nome diz, esse profissional tem o objetivo de analisar e elaborar programas informatizados, criando e implementando recursos tecnológicos para as companhias. Mas para atuar nesse segmento, é necessário adquirir conhecimentos específicos.
Neste post, você entenderá o mercado para analistas de sistemas e as possibilidades de trabalho. Também compartilharemos algumas dicas para uma carreira de sucesso! Continue lendo para entender como se destacar no mercado competitivo.
Como está a demanda por analistas de desenvolvimento de sistemas?
Em uma realidade marcada pela digitalização e pelo crescente uso de dados, a procura por analistas de sistemas se torna mais evidente. Essa condição é impulsionada por diversas variáveis que exigem talentos qualificados para extrair valor das inovações.
Diariamente, vastos volumes de informações são produzidos por fontes como dispositivos conectados, mídias sociais e transações online. Segundo a Statista , até 2025, a quantidade total de dados deve atingir 181 zettabytes .
Essa enxurrada informacional traz inúmeros desafios, mas também abre brechas para profissionais e empresas que desejam se destacar entregando soluções de qualidade.
Isso sem falar que, com o surgimento de tecnologias promissoras, como o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, a maneira como os dados são analisados mudou muito.
As companhias estão investindo em recursos robustos para obter visões mais profundas e, por isso, analistas que dominam esse campo são muito valorizados. Por fim, empresas de vários setores, como finanças, saúde, educação e varejo, estão mais dependentes de referências embasadas para tomar decisões estratégicas.
O estudo e a elaboração de sistemas se tornaram indispensáveis para aprimorar operações, detectar tendências e melhorar a experiência do cliente. À medida que esse cenário se torna mais comum, a procura por analistas cresce com força.
Onde o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode trabalhar?
Como vimos, essa profissão é ideal para lidar com o contexto tecnológico atual, em diversos segmentos que demandam habilidades específicas . As oportunidades são inúmeras, abraçando vários tipos de negócios. Veja alguns exemplos de como trabalhar com análise de sistemas.
Empresas de tecnologia
Nas empresas de tecnologia, os desenvolvedores de sistemas participam da criação e aprimoramento de aplicativos, plataformas e softwares . Além disso, há a possibilidade de trabalhar com big data e soluções em nuvem.
A flexibilidade de algumas empresas de tecnologia torna o ambiente estimulante, com a possibilidade de compartilhar conhecimentos com especialistas de diversos departamentos.
Startups
Com um funcionamento mais horizontal (menos hierárquico), as startups oferecem boas oportunidades para analistas de sistemas. Esses profissionais assumem várias funções técnicas , desde a programação até o estudo mercadológico.
O ambiente propício e criativo das startups garante que os analistas atuem em projetos inovadores desde o início. Essa vivência é muito positiva para o currículo, já que permite ter uma visão detalhada sobre a elaboração de produtos e sistemas.
Órgãos governamentais
No setor público, a demanda por analistas de desenvolvimento de sistemas é alta. Nos ambientes governamentais, a atuação é direcionada à criação de soluções que otimizem os serviços prestados à população . Você vai digitalizar processos para evidenciar a transparência e a eficiência administrativa.
Consultorias
É um tipo de negócio que permite ao analista atuar em projetos variados, prestando serviços para várias companhias e setores. A função de consultoria é um trabalho autônomo que vai desde a análise de requisitos até a implementação de soluções digitais personalizadas . Essa tarefa exige um conhecimento apurado sobre metodologias e tecnologias de ponta, além da capacidade de se alinhar às demandas de cada cliente.
O domínio adquirido nesse empreendimento é apreciado pelo mercado, já que proporciona uma visão focada nos desafios enfrentados pelas indústrias. Esse cenário permite que cada analista encontre uma vertente alinhada a determinadas competências e aspirações.
Infraestrutura de rede
Praticamente nenhuma empresa sobrevive sem acesso à internet. O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que cuida desse recurso exerce as seguintes atividades:
- determina as redes mais apropriadas para o negócio;
- providencia os hardwares necessários, desde os dispositivos até a configuração dos arquivos;
- fortalece a segurança dos dados envolvidos ;
- avalia a escalabilidade e a atualização de redes.
Certificações como Microsoft Certified IT Professional (MCITP) e Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE) são importantes para se destacar ainda mais no gerenciamento de redes e alcançar um bom salário .
Desenvolvimento de software
O processo de criação de soluções digitais começa com o levantamento de requisitos , como necessidades dos usuários, proteção informacional e demandas de conveniência. Depois, os fatores levantados são analisados para definir a arquitetura do software, os códigos de programação e as interfaces.
A implantação é feita por meio de testes frequentes para assegurar a operação adequada. O lançamento segue mais algumas etapas, como a instalação, a migração de dados e o treinamento dos usuários, finalizando o processo de desenvolvimento. Por fim, atualizações periódicas são realizadas para melhorar o funcionamento e a segurança do sistema, bem como introduzir novos recursos.
Como se preparar melhor para a carreira na Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
Como vimos, vale a pena ser analista de desenvolvimento de sistema, já que a área abre um leque de oportunidades. Mas você sabe quais são as ações que ajudam a se preparar para ter sucesso nessa carreira? Veja a seguir!
Conhecer as tendências mercadológicas
A tecnologia não para de evoluir. Então, para se sobressair, é importante ficar por dentro das novidades e buscar conteúdos sobre temas em alta, como legislação digital, linguagens de programação e desenvolvimento de bots de suporte.
Acompanhar as remunerações
Referências sobre média salarial, benefícios e perspectivas de crescimento ajudam a escolher uma área específica dentro da Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, você consegue alinhar sua expectativa à realidade do mercado.
Trabalhar a rede de contatos
Conviver com colegas de curso, conversar com profissionais formados e buscar apoio de instrutores são atividades valiosas para o futuro analista. O compartilhamento de experiências dá uma visão realista da profissão e abre portas, ao passo que a participação em grupos de discussão e eventos aumenta a rede de contatos.
Como vimos, o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem muitas opções de trabalho . Para fazer a melhor escolha, considere o perfil e as preferências de atuação a fim de definir uma jornada satisfatória. Por fim, o segredo está na busca constante por conhecimentos especializados para se destacar no competitivo mercado tecnológico.
Que tal ficar por dentro das novidades da São Judas? Assine a nossa newsletter agora mesmo!