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Guia completo sobre o curso de Administração e a profissão

Para quem deseja uma carreira ligada à gestão de recursos dentro de uma empresa, o curso de Administração é uma excelente escolha.
Guia completo sobre o curso de Administração e a profissão
19 min de leitura - há 22 dias

Para quem deseja uma carreira ligada à gestão de recursos dentro de uma empresa, o curso de Administração é uma excelente escolha . Durante a formação, os estudantes vão lidar com uma matriz curricular abrangente, com temas tanto de Exatas quanto de Humanas.

Essa graduação também abre diversos caminhos para os profissionais formados. Pensando nisso, neste post, apresentaremos diversos pontos relacionados à Administração: os assuntos estudados, as perspectivas do mercado de trabalho, os fatores a serem avaliados para escolher uma boa Instituição de Ensino Superior (IES), entre outros. Boa leitura!

O que é Administração?

É um conjunto de práticas dedicadas ao planejamento, à organização e ao controle de recursos — humanos, materiais ou financeiros . Essa graduação fornece conhecimentos para que o profissional saiba gerenciar negócios de todos os tipos, de modo que ele possa abordar os processos organizacionais de maneira sistêmica.

O curso tem uma matriz eclética de conhecimentos, que, futuramente, possibilitará que o administrador execute diferentes funções administrativas dentro de uma organização. Além disso, há faculdades que oferecem atividades mais práticas e parcerias com algumas empresas para que o discente chegue ao mercado devidamente preparado para os desafios do trabalho.

Por conta da gama de competências adquiridas ao longo da formação, esse profissional encontra espaço em praticamente todos os setores de uma empresa pública ou privada, bem como naquelas que não têm fins lucrativos. A contratação de um administrador independe das atividades-fim de uma companhia.

Inclusive, é função do profissional graduado definir estratégias e gerir o dia a dia da organização. Ele vai traçar metas, definir políticas internas, realizar auditorias e analisar resultados. Como, hoje em dia, há tecnologias adaptadas para qualquer segmento, também será de extrema importância que o futuro administrador aprenda a lidar com softwares de análise e coleta de dados (Big Data e Business Intelligence, por exemplo).

A possibilidade de atuação em diversas áreas

Quando trabalha no setor de vendas , o administrador se encarrega da negociação de preços, das condições de pagamento que serão disponibilizadas e do prazo de entrega dos produtos e serviços ao público. O profissional também poderá supervisionar ou auxiliar nas atividades de publicidade e de marketing , proporcionando insights relacionados à parte financeira das campanhas de divulgação.

Outro campo que emprega bons administradores é o departamento financeiro . No setor, o profissional lida com recebimentos, pagamentos e com a gestão do fluxo de caixa. Cobranças de clientes, supervisão de consumidores inadimplentes e atividades relacionadas à agenda de impostos também entram no “pacote” de atribuições.

Administradores experientes ainda definem as políticas corporativas de uma organização. Nesse ponto, é preciso estar atento aos anseios do público-alvo. Assim, o profissional do século XXI deve pensar em ações de sustentabilidade e de responsabilidade social — de modo que a empresa incorpore esses valores e atraia clientes que têm uma linha de raciocínio parecida.

Vale destacar também que, em qualquer nicho ou área de atuação, o bacharel em Administração precisa se manter atualizado em relação às oscilações da economia mundial e nacional. Aliás, também é necessário ficar de olho nas tendências de consumo e na legislação aplicável ao segmento da empresa.

O que estuda a Administração?

O curso fornece uma visão abrangente para futuros profissionais de gestão de negócios. Dentro desse tema geral, entram diversos conhecimentos, como:

  • Marketing;
  • Recursos Humanos (RH);
  • Finanças;
  • Operações;
  • Estratégias Empresariais etc.

Já as competências conquistadas ao cursar uma boa graduação são as seguintes:

  • habilidades de liderança e de tomada de decisão;
  • conhecimento em Finanças e Contabilidade;
  • habilidades de comunicação e de negociação;
  • visão estratégica e capacidade analítica.

Quais são as áreas de atuação?

Engana-se quem pensa que o administrador de empresas só trabalha com os recursos financeiros corporativos. Vamos conhecer, a seguir, as especialidades que podem ser exploradas por aqueles que optam por essa profissão . Veja!

Administração de Empresas

Se a graduação só tivesse uma atividade-fim, provavelmente, seria essa. De modo geral, os profissionais formados cuidam das operações de uma organização — privada ou pública —, desde a organização dos recursos materiais, financeiros e humanos até a criação de estratégias de venda e a supervisão de ações de marketing.

Administração Esportiva

O profissional, nessa área, poderá gerir equipes, assim como promover competições e supervisionar o marketing de um clube, de uma associação ou de qualquer grupo.

Também há a possibilidade de gerenciar equipes esportivas no setor público , estabelecendo e administrando políticas para prefeituras, governos estaduais ou órgãos federais.

Administração Financeira

Nesse campo, o profissional terá a oportunidade de coordenar a alocação de recursos em uma empresa — seja pública, seja privada. Ele vai lidar com diversas atribuições, como a administração do fluxo de caixa, a análise de orçamentos e o gerenciamento do capital de giro e do patrimônio.

Administração do Terceiro Setor

Nessa área, o profissional coordena as operações das organizações não governamentais (ONGs). Ele gerencia a captação de recursos e a aplicação em projetos educacionais, ambientais, comunitários ou profissionalizantes.

Comércio Exterior

Para quem sonha em conduzir transações com organizações sediadas em todo o planeta, esse é o nicho perfeito. No cotidiano das atribuições, também será possível garantir que a empresa na qual se atua expanda as atividades para fora do país.

Controladoria

O administrador terá a oportunidade de planejar e gerir o orçamento de uma organização, controlando a alocação de recursos e supervisionando as atividades internas de auditoria.

Empreendedorismo

Há profissionais que sonham em abrir o próprio negócio, mas esbarram nas dificuldades de tirar o planejamento do papel.

No entanto, o administrador é habilitado para definir as estratégias de desenvolvimento e de condução de um empreendimento. Ele avalia as oportunidades à disposição, as lacunas de mercado e o trabalho dos concorrentes para criar a melhor empresa possível.

Gestão Ambiental

Nessa área, os administradores planejam, desenvolvem e executam projetos destinados a garantir a preservação do meio ambiente.

Gestão da Qualidade

Aqui, o objetivo é gerir e supervisionar os processos industriais e de comercialização de serviços ou mercadorias, de modo a garantir os melhores padrões em termos de soluções disponibilizadas para os clientes.

Gestão da Produção

Nesse nicho, o administrador coordena a cadeia de confecção de mercadorias em indústrias. O trabalho desempenhado vai da análise e da estocagem dos insumos até a distribuição ao cliente final.

Hotelaria

O administrador poderá gerenciar inúmeros empreendimentos do setor de hospitalidade. Será possível, por exemplo, supervisionar o funcionamento do estabelecimento e o uso dos recursos, acompanhar as políticas de reserva e outras atividades.

Logística

Os administradores implementam e administram o fluxo produtivo de uma empresa. Na área, eles serão os responsáveis pela compra e pelo armazenamento de matéria-prima, por exemplo, bem como pela rotina de distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing

A graduação em Administração também é buscada por aqueles que querem trabalhar no universo da divulgação de produtos, de serviços e dos diferenciais de uma empresa.

Atuando no segmento, o administrador conseguirá amplificar as estratégias de uma companhia. Ou seja, ele vai estudar as necessidades dos clientes e desenvolver produtos e serviços dedicados a atender às demandas e às preferências do público consumidor.

Peritagem

Nessa área, os administradores elaboram exames relacionados ao dia a dia de uma organização. Essa análise pode envolver os recursos financeiros ou a área de RH da empresa para a emissão de pareceres técnicos, laudos, vistorias etc .

Setor Hospitalar

Nesse nicho, o administrador se capacita para gerenciar diversas organizações de saúde, como empresas de convênio médico, seguro-saúde, prontos-socorros, clínicas, entre outras.

Recursos Humanos

Aqui, os profissionais vão cuidar das relações entre os colaboradores e os líderes da empresa. Além disso, eles monitoram as políticas de seleção e de admissão de novos funcionários, os planos de carreira e os salários, bem como os programas de incentivo e de treinamento.

Setor Rural

O administrador vai coordenar empresas no campo e companhias ligadas ao agronegócio. Nesse nicho, ele controlará as finanças, o processo produtivo e a comercialização e a distribuição de produtos.

Sistemas de Informação

Aqui, o administrador se envolve diretamente com a tecnologia. As responsabilidades abrangem a escolha das soluções digitais implementadas, dos equipamentos e de outras necessidades para otimizar a produtividade. Também é comum que eles supervisionem as políticas de segurança virtual.

Vendas

O objetivo é planejar e otimizar as transações da empresa por meio da negociação de preços, da escolha das condições de pagamento e dos prazos de entrega. O administrador terá a missão de abrir novos mercados e ampliar a carteira de clientes.

Qual é a importância da Administração na sociedade?

Essa área é fundamental em todas as esferas da sociedade, seja no setor privado, seja no âmbito público . Afinal, o profissional formado estará habilitado para gerir recursos, processos e pessoas para que as organizações maximizem a eficiência dentro das atividades internas.

Há algumas décadas, a Administração era conhecida pelo enfoque na gestão de recursos financeiros. Embora o profissional especializado nesse nicho ainda seja, sim, demandado para tal atribuição, a introdução de novas tecnologias e a expansão do marketing fornecem um campo ainda maior para os graduados fazerem a diferença no mercado.

No setor privado, a Administração é a área responsável por garantir que as corporações alcancem os objetivos de lucro determinados e aumentem a satisfação geral do cliente. Também é um campo essencial para que os negócios garantam a conformidade com as leis, com as próprias políticas internas ( compliance ) e em relação aos regulamentos impostos a determinados ramos de atuação.

Atuação no setor público

Os administradores são indispensáveis para o bom funcionamento dos governos, garantindo que os recursos dos contribuintes sejam utilizados de maneira correta e eficiente . Assim, os serviços destinados à população serão de qualidade.

A Administração Pública gerencia orçamentos, programas governamentais e outros projetos, assim como implementa meios de garantir que as políticas públicas sejam cumpridas.

Em um setor similar, os administradores cumprem um papel importante nas organizações filantrópicas e sem fins lucrativos. Justamente pelo caráter de utilização eficiente de recursos, de modo que as missões e os valores sejam cumpridos, essas instituições necessitam de uma administração eficiente.

Relação com o crescimento econômico do país

Além de cumprir um importante papel para manter as organizações nos rumos certos — em termos financeiros e de planejamento —, a Administração também se relaciona diretamente com o bom funcionamento da economia como um todo.

Empresas adequadamente administradas se tornam mais propensas a ter sucesso no nicho de atuação escolhido e contribuem para o crescimento econômico de um país. Isso é conquistado por meio da geração de empregos, do pagamento de impostos ao governo e pela contribuição direta ao PIB nacional, por exemplo.

A Administração ainda desempenha um papel importante na gestão de crises e de situações de emergência . Caso uma empresa sofra com a falta de insumos causada por algo que foge do controle ou se, de repente, o faturamento cair significativamente, será o administrador um dos responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias a serem implementadas.

Quais são as características do curso?

A graduação em Administração tem a duração de dez semestres . Ela oferece apenas um tipo de certificação: o bacharelado . Isso acontece porque, durante a formação, o estudante precisará concluir uma jornada de aprendizado ampla.

Assim, o formato de bacharelado aborda todos os conceitos que fundamentam a área e proporcionam que o graduado tenha oportunidades em diversos nichos de atuação. Isso é uma verdade, principalmente, em IESs que promovem experiências mais práticas, nas quais o discente se torna apto para encarar as demandas de mercado.

Geralmente, os dois primeiros anos (nos quatro primeiros semestres) são dedicados a Unidades Curriculares de formação básica para o profissional. Há um enfoque em Matemática, Estatística, Sociologia, Direito, Contabilidade, Tecnologia e Economia . Como se pode ver, trata-se de uma formação que mescla tópicos importantes tanto de Exatas como de Humanas.

A partir do terceiro período, o graduando começa a estudar tópicos específicos da área de formação, como Estrutura e Ambiente das Organizações, Fundamentos Econômicos, Gestão Estratégica de Finanças, entre outras Unidades Curriculares.

O destaque vai para a parte prática do curso, que proporciona que o graduando lide com casos verdadeiros de gestão. Há seminários e projetos para que os alunos testem os conhecimentos adquiridos. Além disso, por ser um bacharelado, é comum que a IES exija uma monografia e um estágio supervisionado no período final.

Qual é o perfil do curso?

Agora que conhecemos mais sobre os temas estudados e acerca da importância da experiência prática, vamos apresentar os aspectos relacionados à formação e à vida profissional do estudante após a obtenção do diploma.

Mercado de trabalho

Números de janeiro de 2024 mostram que o Brasil tem quase 21 mil empresas ativas. O cálculo leva em conta as matrizes, filiais e os microempreendedores (MEIs) . Só em 2023, foram mais de 1.700 negócios abertos em diversos segmentos. Como o administrador se encaixa em praticamente todos os setores, esses dados mostram o universo de atuação do profissional formado.

Os administradores, principalmente aqueles que cursaram uma graduação em Instituições de Ensino Superior de qualidade, enfrentam poucas dificuldades para encontrar um bom emprego. Todas as empresas brasileiras — independentemente do porte — necessitam desse profissional, direta ou indiretamente.

Uma das áreas que demandam esses profissionais é a Auditoria, que proporciona que eles estabeleçam e acompanhem os processos de transparência dentro da empresa. A Gestão Financeira e o setor de Recursos Humanos são outros exemplos de nichos que acolhem administradores especializados.

Até mesmo em períodos de crise econômica nacional, os administradores são demandados. Afinal, eles podem ser contratados para comandar processos de fusão e aquisições de empresas, garantindo saídas para que as organizações que representam continuem lucrativas. Nessas situações, a experiência em Análise de Crédito e Risco, parte da matriz curricular, também faz a diferença.

Já a área comercial contrata formados em Administração que tenham a capacidade de criar estratégias para prospectar novos clientes e liderar a criação de soluções que aumentem as vendas da empresa. Nesse caso, caberá ao administrador “vasculhar” o mercado para descobrir lacunas e se basear nas opiniões dos consumidores para lançar produtos e serviços inovadores.

Como o currículo da graduação de Administração é eclético, será possível agregar habilidades de outras carreiras: Psicologia e Tecnologia da Informação (TI), por exemplo. Expandir os interesses e os conhecimentos é valioso para se manter no radar das empresas.

A abertura do próprio negócio e a atuação em consultorias administrativas são outras possibilidades instigantes para esse profissional. Há oportunidades de trabalho em todo o país — inclusive remotas, de modo que se possa trabalhar no regime home office.

Instituições de Ensino Superior

A Administração é o segundo curso com o maior número de estudantes concluintes na modalidade presencial — e só perde para o Direito —, de acordo com o Mapa do Ensino Superior 2024 . Foram mais de 300 mil novos profissionais inseridos no mercado de trabalho no período entre 2018 e 2022.

Um detalhe interessante é que essa graduação também figura no segundo lugar entre os concluintes na modalidade EAD. Os baixos índices de evasão mostram que a maior parte dos estudantes se mantém motivados para cursá-la do início ao fim.

No futuro, o administrador pode procurar opções de pós-graduação para enriquecer o currículo, como MBAs e alternativas stricto sensu (mestrado e doutorado).

Experiências de alunos

Na faculdade de Administração, os estudantes vão analisar problemas complexos, tomar decisões financeiras embasadas em dados, desenvolver políticas estratégicas e liderar equipes de trabalho.

Inclusive, o senso de liderança é uma das habilidades mais trabalhadas nessa graduação. Isso porque o profissional formado precisará desenhar e estabelecer iniciativas que nem sempre agradarão a outros setores da empresa em que atua — principalmente na hora de implementar restrições financeiras.

Por isso, caberá ao profissional argumentar e demonstrar a viabilidade das ideias propostas. Um diploma conquistado em uma Instituição de Ensino Superior de qualidade vai ajudar muito nesse trabalho de fazer os colaboradores de outros setores entenderem as perspectivas do administrador, que vão além da melhoria dos indicadores financeiros.

Como escolher uma faculdade de Administração?

Alguns critérios são relevantes para guiar a decisão:

  • procurar cursos positivamente avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), que é a melhor referência oficial para mensurar a qualidade da graduação;
  • buscar faculdades com uma boa infraestrutura digital. Afinal, como vimos até aqui, o profissional formado terá que utilizar tecnologias para crescer na carreira;
  • entender os tipos de vestibular e as formas de ingresso;
  • procurar profissionais de referência na área e pedir alguns conselhos sobre o que priorizar na hora da escolha. Inclusive, o LinkedIn é uma ótima rede para fazer esse contato;
  • buscar faculdades que tenham uma boa carga de atividades práticas — de preferência aquelas que firmam parcerias com empresas para propor desafios reais do mercado;
  • acompanhar os depoimentos de egressos nas redes sociais e no site da IES;
  • procurar Instituições de Ensino Superior que tenham Unidades Curriculares dedicadas à Administração Financeira, já que esse campo oferece muitas oportunidades profissionais;
  • buscar IESs que oferecem um equilíbrio entre Unidades Curriculares de Exatas e de Humanas, já que isso também amplia o leque de vagas do futuro profissional.

Quais são os nossos diferenciais?

O curso da São Judas tem algumas peculiaridades que tornam essa graduação única no mercado, como:

  • laboratórios devidamente equipados para projetos de gestão;
  • simulador de escalada empresarial;
  • visitas técnicas frequentes a empresas da região;
  • nota 4 no Enade;
  • corpo docente qualificado, com mestres e doutores atuantes no setor;
  • foco no desenvolvimento de habilidades interpessoais ( soft skills) , assim como as técnicas;
  • projeto Vida & Carreira , que oferece orientação para o desenvolvimento e para o planejamento de carreira. A iniciativa leva em conta as competências, as habilidades e os interesses do aluno.

Desse modo, o curso de Administração da São Judas oferece uma jornada de aprendizado transformadora , com uma formação que prepara os graduandos para encarar os desafios do mundo do trabalho. Como se não bastasse, oferecemos quatro modalidades :

  • presencial;
  • EAD;
  • semipresencial;
  • LIVE.

Desde o início do curso, nossos estudantes são estimulados a adotarem uma visão ampla do mundo. Para isso, trabalhamos com áreas diversificadas do conhecimento, de modo que os discentes tenham um entendimento mais completo dos negócios e das habilidades de gestão.

Reconhecimento

Os padrões de excelência da São Judas são confirmados pelo mercado. Não à toa, nosso curso de Administração foi premiado no desafio de governança da KPMG, uma das maiores empresas de auditoria do mundo.

Essa conquista mostra o reconhecimento do trabalho dos docentes e estudantes, assim como a qualidade da formação fornecida pela São Judas. Além disso, a premiação resultou na contratação de uma aluna do curso para trabalhar diretamente na análise de governança da própria KPMG. Esse é um exemplo de como a IES proporciona oportunidades reais de emprego para os graduandos.

Unidade Curricular Dual (UC Dual)

A São Judas valoriza a conexão com o mundo empresarial . Por isso, temos parcerias com empresas para fortalecer um modelo mais amplo de aprendizado.

É o caso da Unidade Curricular Dual , na qual os alunos têm a oportunidade de vivenciar desafios propostos em colaboração direta com empresas parceiras. A iniciativa garante uma experiência única de ensino, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades de tomada de decisão, usem ferramentas gerenciais e entendam mais sobre o universo do empreendedorismo.

As empresas parceiras do curso de Administração da São Judas são as seguintes:

  • ERP Flex Boston;
  • EQI Investimentos;
  • HSM;
  • Nelógica & B3;
  • Salus;
  • Sorridents.

Como vimos no artigo, a Administração é uma área ampla . O profissional formado terá a oportunidade de ingressar em setores de mercado tão distintos quanto o campo de Tecnologia e o ramo de RH, por exemplo. Com um diploma conquistado em uma IES de elite, como é o caso da São Judas, o aluno terá tudo de que precisa para alcançar excelentes oportunidades no mercado.

Quer conhecer mais detalhes sobre a graduação da São Judas e seus diferenciais? Então, visite a página do curso de Administração!

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