Por dentro do nosso modelo de ensinar e aprender
 

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Por dentro do nosso modelo de ensinar e aprender

1 / Julho / 2020

Veja as perguntas frequentes e suas respostas, relacionadas ao nosso modelo de ensinar e aprender.

O que é o nosso Ecossistema de Aprendizagem? 

É um modelo de aprender e ensinar que busca uma compreensão global do conhecimento, não mais repartido em disciplinas. Além disso, promove uma maior interdisciplinaridade e conexão com o mundo do trabalho. O estudante tem a oportunidade de vivenciar a realidade social e profissional, desenvolver projetos que resolvam problemas complexos durante a experiência universitária, tudo isso com a orientação e mentoria de professores e professoras.  

Nesse momento da nossa trajetória, em plena era digital, damos mais um passo importante na jornada da educação com a recuperação da “Unidade do Conhecimento”, perdida na fase industrial da humanidade. Passamos a adotar a Unidade Curricular (UC), rompendo grades, disciplinas e isolamentos. Nesse Ecossistema de Aprendizagem os alunos e alunas são incentivados a desenvolver competências que contribuem para uma visão global. O objetivo é prepará-los para desafios reais da carreira. 

 Como funciona essas Unidades Curriculares? 

As Unidades Curriculares (UCs) focam na competência do aluno ou aluna por meio do desenvolvimento de habilidades distintas ao integrar diversas áreas do conhecimento, assim como demanda o mundo do trabalho. Ao invés de separar em disciplinas, o conhecimento é abordado por dois professores ou mais, dentro da mesma sala de aula, e juntos propõem temas convergentes e de maneira integrada. 

As UCs aliam experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos e pesquisa, interação com professores e alunos de outros cursos de graduação na resolução dos problemas de forma crítica. Ou seja, as UCs possibilitam uma formação multidisciplinar e crítica aliando prática fora da sala de aula, e dentro das empresas, e conhecimento teórico aos seus interesses profissionais. Através das UCs, dotamos os estudantes de competências intelectuais e atitudinais que os credenciam a interagirem em ambientes globais, complexos e interconectados. As UCs exigem trabalho integrado de equipe, requerem visão ecossistêmica, diversa, plural. Para isso, estamos em constante transformação. 

E como passa a ser a carga-horária? Haverá redução?  

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.  

Importante esclarecer que, considerando as novas diretrizes do MEC, está sendo realizada uma realocação da carga horária para atender a obrigação de oferecer atividades acadêmicas ligadas à extensão e à prática profissional (no mínimo 10% da carga horária de cada curso). Todas essas atividades são coordenadas por professores(as). 

Para saber como está distribuída a carga horária de cada curso, basta clicar aqui.

O tempo de aula diminui? O aluno irá pagar a mesma coisa para ter menos aulas?  

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.  

Importante esclarecer que, considerando as novas diretrizes do MEC, está sendo realizada uma realocação da carga horária para atender a obrigação de oferecer atividades acadêmicas ligadas à extensão e à prática profissional (no mínimo 10% da carga horária de cada curso). Todas essas atividades são coordenadas por professores(as). 

Para saber como está distribuída a carga horária de cada curso, basta clicar aqui.

Além disso, em todos os dias haverá atividades síncronas para os estudantes. Na realidade, o ajuste na matriz curricular visa aperfeiçoar, ainda mais, a alta qualidade de ensino da instituição, com métodos e tecnologias educacionais que organizam melhor os conteúdos, propiciam uma formação holística e capacitam os estudantes para o concorrido mercado de trabalho, tudo em estrita observância às diretrizes do MEC. 

Para o desenvolvimento de certas atividades, poderemos nos valer da tecnologia e mídias digitais, já que, como sabemos, vivemos em um mundo híbrido, onde o presencial e o digital são uma constante.  

Mas isso não significa que um curso presencial vai se transformar em ensino a distância (EaD), mesmo porque a nova Portaria nº 2.117/2019 do Ministério da Educação estabelece um limite máximo de 40% para atividades que podem ser oferecidas com o uso de tais recursos e, em momento algum, estamos chegando sequer próximos a tal limite. 

Qual o fundamento pedagógico para redução da carga horária, sendo que as atuais se mostram insuficientes para abarcar todo o conteúdo?   

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.  

Importante esclarecer que, considerando as novas diretrizes do MEC, está sendo realizada uma realocação da carga horária para atender a obrigação de oferecer atividades acadêmicas ligadas à extensão e à prática profissional (no mínimo 10% da carga horária de cada curso). Todas essas atividades são coordenadas por professores(as). 

Para saber como está distribuída a carga horária de cada curso, basta clicar aqui.

Além disso, em todos os dias haverá atividades síncronas para os estudantes. Na realidade, o ajuste na matriz curricular visa aperfeiçoar, ainda mais, a alta qualidade de ensino da instituição, com métodos e tecnologias educacionais que organizam melhor os conteúdos, propiciam uma formação holística e capacitam os estudantes para o concorrido mercado de trabalho, tudo em estrita observância às diretrizes do MEC. 

Para o desenvolvimento de certas atividades, poderemos nos valer da tecnologia e mídias digitais, já que, como sabemos, vivemos em um mundo híbrido, onde o presencial e o digital são uma constante.  

Mas isso não significa que um curso presencial vai se transformar em ensino a distância (EaD), mesmo porque a nova Portaria nº 2.117/2019 do Ministério da Educação estabelece um limite máximo de 40% para atividades que podem ser oferecidas com o uso de tais recursos e, em momento algum, estamos chegando sequer próximos a tal limite. 

Não seria mais fácil para todo mundo iniciar esse Ecossistema de Aprendizagem em todas as instituições em 2021? 

O novo Ecossistema de Aprendizagem vem sendo discutido e estudado há quatro anos pelos coordenadores(as) e professores(as) que compõem os Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos, conforme prevê a Portaria Normativa nº 40/2007, do Ministério da Educação, e com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.393/1996, artigo 47). A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso e deve informar aos interessados antes de cada período letivo os programas do curso e demais componentes curriculares. Importante destacar que a nova matriz curricular, que é organizada por competências, visa ampliar repertório e visão geral de mundo do estudante, com foco no ensino que alia teoria à prática, com objetivo claro de contribuir para o aumento da empregabilidade dos alunos e alunas. Esse novo currículo é inspirado nas mais renomadas universidades que a utilizam, como Harvard, Universidade do Porto, entre outras. Todas apresentam resultados muito positivos quanto a formação de profissionais dinâmicos e preparados para a nova realidade do mundo do trabalho. 

Os professores estão capacitados para atuar dentro desse Ecossistema de Aprendizagem? 

Os professores e professoras são constantemente preparados. A formação docente é uma constante e estes assuntos como a interdisciplinaridade, a introdução de metodologias ativas na sala de aula, o uso das tecnologias, a avaliação de desempenho, dentre outros, foram abordados no programa de capacitação Sala + nos últimos anos. Além disso, foram realizadas diversas reuniões entre docentes e coordenadores sobre a adaptação à nova matriz. 

Como é possível a manutenção de qualidade, sendo que tem matérias que serão fornecidas em metade de horas. E a base teórica que se dá por meio dessas matérias mais amplas e filosóficas? 

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.  

Além disso, o que houve foi uma reorganização da grade curricular, com objetivo de unir teoria e prática. Esses conteúdos estarão presentes nas diversas Unidades Curriculares do curso e serão fundamentais para o processo de aprendizagem, que incluirão: experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos, interação com os docentes e colegas na resolução de problemas de forma crítica. Eles apenas estarão inseridos no contexto das Unidades Curriculares. 

Adicionalmente, o novo currículo prevê atividades síncronas nos cinco dias da semana. Além das aulas normais, teremos também atividades práticas e de extensão, que são atividades tipicamente presenciais, sendo também mediadas por professores(as). O art. 4º da Resolução CNE/CES n. 7, de 18 de dezembro de 2018, estipula que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária da matriz curricular de todos os cursos de Graduação no Brasil, e devem passar a integrar a matriz curricular dos cursos.  

Isso não se confunde com EaD, apesar da Portaria nº 2.117/2019 do MEC autorizar até 40% com uso de tecnologia. O novo ecossistema ainda prevê uma parte personalizável, em que o aluno poderá desenvolver habilidades socioemocionais, competências profissionais, além de ter o apoio de mentores durante toda a jornada e fazer cursos de curta duração, presenciais ou digitais. Tudo integra a formação e não possui custos adicionais.  

Quais os principais diferenciais deste currículo/projeto pedagógico? 

Entre os diferenciais estão:  

  • Ambientes que simulam a área de atuação e o mundo do trabalho;  
  • Personalização do currículo alinhado ao Projeto de Vida & Carreira do estudante, seja por meio dos cursos de curta duração, dos projetos de pesquisa, das trilhas de formação empreendedora, das possibilidades de internacionalização, entre outras;  
  • Possibilidade de interagir com estudantes de outras Unidades Curriculares (UCs), ampliando, assim, conhecimento por meio da realização de projetos multidisciplinares; 
  • Como parte do currículo, os estudantes irão se engajar em projetos de extensão que impactam na vida das comunidades, ao mesmo tempo em que aprendem com a orientação de professores. Na lógica integrada não há a separação entre teoria e prática. 

É importante salientar que esse projeto pedagógico faz parte da mudança contínua a que está submetida a educação. A educação nos transforma e é por nós transformada. Está inscrita em um processo de luta contínua, interna e externa, com sucessivas mudanças. O que somos contém tudo o que já fomos, só que agora, aprimorado pelo processo de transformação do entorno e, consequentemente, do mundo. 

O currículo agora adota as Unidades Curriculares (UCs) no lugar das tradicionais disciplinas. Como funcionam as Unidades Curriculares (UCs)? 

As Unidades Curriculares (UCs) focam na competência do aluno ou aluna por meio do desenvolvimento de habilidades distintas ao integrar diversas áreas do conhecimento, assim como demanda o mundo do trabalho. Ao invés de separar em disciplinas, o conhecimento é abordado por dois professores ou mais, dentro da mesma sala de aula, e juntos propõem temas convergentes e de maneira integrada. 

As UCs aliam experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos e pesquisa, interação com professores e alunos de outros cursos de graduação na resolução dos problemas de forma crítica. Ou seja, as UCs possibilitam uma formação multidisciplinar e crítica aliando prática fora da sala de aula, e dentro das empresas, e conhecimento teórico aos seus interesses profissionais. Através das UCs, dotamos os estudantes de competências intelectuais e atitudinais que os credenciam a interagirem em ambientes globais, complexos e interconectados. As UCs exigem trabalho integrado de equipe, requerem visão ecossistêmica, diversa, plural. Para isso, estamos em constante transformação. 

As Unidades Curriculares (UCs) substituem as tradicionais disciplinas neste novo currículo?  

Sim. Nesta nova fase, os currículos são organizados em Unidades Curriculares (UCs). Elas apresentam todo o conteúdo necessário para o desenvolvimento de competências dos estudantes, possibilitando maior integração dos saberes e a adoção de metodologias ativas na sala de aula. Os assuntos serão tratados com maior profundidade. 

Mas, afinal, qual a diferença entre disciplinas e Unidades Curriculares? 

A diferença entre as Unidades Curriculares (UCs) e as Disciplinas é que os conteúdos não serão ministrados de maneira isolada, organizados em matérias específicas. As UCs inegavelmente proporcionarão uma formação multidisciplinar que viabilizará um notável aprendizado, justamente por aliar o conhecimento teórico a vivencias práticas fora da sala de aula, imersos em cenários profissionais reais e de altíssima performance, em que o aluno e aluna poderá experienciar os desafios da profissão em seu cotidiano. 

Por que este novo formato de currículo é melhor que o de disciplinas? As Unidades Curriculares (UCs) não irão prejudicar a formação do estudante? 

Neste sentido, não há melhor ou pior, mas o mais adequado às questões que se apresentam no mundo contemporâneo. Entendemos que é obrigação da universidade se atualizar constantemente, e a evolução de nossas matrizes curriculares vem como um processo natural para garantir a relevância da formação que oferecemos. A organização dos cursos em Unidades Curriculares (UCs) rompe o conceito de disciplina, agregando todos os conteúdos, habilidades e competências. Isso garante a certificação a cada semestre cursado que poderá ser acrescentada ao currículo do estudante, abrindo as portas do mundo do trabalho durante a jornada da graduação.

É possível entender que o foco do currículo é o conhecimento integrado, mas como são essas Unidades Curriculares (UCs) no dia a dia do estudante? 

As Unidades Curriculares (UCs) apresentam todos os conteúdos teóricos necessários para o desenvolvimento de determinada competência. Ela possui uma carga horária elevada, com pelo menos dois professores trabalhando também de forma integrada. Além dos conhecimentos, os professores propõem metodologias que levam os estudantes a desenvolverem atitudes e habilidades necessárias para a resolução dos problemas da profissão. Em outras palavras, aplicar o conhecimento teórico à prática. Além das avaliações tradicionais, durante o semestre os alunos e alunas demonstram as aquisições das competências na solução de problemas reais da profissão. Estas avaliações são chamadas de desempenho e trazem para dentro da sala de aula os desafios reais da profissão. Além disso, como integram todos os temas para o desenvolvimento de determinas competência, as Unidades Curriculares conferem certificação. 

Como são organizadas as Unidades Curriculares (UCs)? 

Basicamente as UCs são organizadas em 4 comunidades de aprendizagem: UCs Core Curriculum; UCs Vida & Carreira; UCs Específicas e UCs Duais.  

– As UCs Core Curriculum reúnem temas comuns a todos os profissionais de nível superior e nesse eixo o aluno pode escolher as competências de seu interesse, como: artes, mindfulness, raciocínio lógico, línguas, entre outros. O objetivo é que ele tenha uma visão global da realidade; 

– As UCs Vida & Carreira propõem que o aluno resolva problemas em equipes multiprofissionais, da mesma forma que acontece no mundo do trabalho. O estudante tem contato com colegas de outros cursos, não apenas da graduação escolhida. Nessa UC também há uma plataforma que conecta o aluno à possibilidade de projetar seu futuro profissional já na faculdade. Logo no 1º semestre, o estudante terá um professor-tutor e a possibilidade de fazer suas escolhas educacionais dentro da perspectiva de carreira que pretende seguir ao se formar. Nessa plataforma, ainda há trilhas para o desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais, tão valorizadas no mundo do trabalho. 

– No eixo de UCs Específicas, o estudante interage com alunos do próprio curso, aprendendo e resolvendo problemas ligados à profissão de sua escolha. 

– Nas UCs Duais o aluno poderá cursar UCs dentro de empresas, desenvolvendo projetos reais dentro de companhias e indústrias. 

A matriz curricular segue uma ordem específica de Unidades Curriculares? 

Não há ordem para a oferta das Unidades Curriculares, uma vez que não possuem pré-requisitos. Os temas, que antes poderiam se configurar como pré-requisitos, já são tratados dentro da própria Unidade Curricular (UC). A oferta é realizada de acordo com a necessidade dos estudantes e a estratégia de oferta do campus em que ele estiver matriculado. Isso garante a integralização do curso no tempo estipulado.  

O estudante poderá escolher mais de duas UCs por semestre? 

Não. Porque a proposta desse Ecossistema de Aprendizagem ocupa todos os horários da matriz curricular, de segunda a sexta-feira. 

Quais são os temas comuns das UCs Core Curriculum? 

São eles:  

  • Análise Social 
  • Artes e Suas Linguagens 
  • Culturas 
  • Economia  
  • Educação Ambiental 
  • Espanhol Instrumental 
  • História e Sociedade 
  • Inglês Instrumental 
  • Libras  
  • Língua Portuguesa 
  • Música 
  • Química 
  • Raciocínio Ético Filosófico 
  • Raciocínio Jurídico 
  • Raciocínio Lógico e Matemático 
  • Saúde Mental.   

A convicção de que uma formação geral sólida modifica a visão de mundo e amplia o repertório da pessoa é concretizada no nosso Ecossistema de Aprendizagem pela UC Core Curriculum. É ele que faz o engenheiro estudar Artes, a gestora estudar História, a advogada estudar Culturas, o arquiteto estudar Filosofia. Acreditamos profundamente no poder que as artes, o mindfulness, a ética, agregam às bagagens dos nossos estudantes, transformando-os em profissionais mais completos e sensíveis, pois o ‘Core’ revoluciona a subjetividade e a sensibilidade do indivíduo. 

Como um estudante saberá decidir dentro da UC Core Curriculum os temas que melhor se adapta aos seus anseios de vida e carreira?  

A autonomia do aluno em trilhar o seu caminho de formação acadêmica será totalmente amparada por serviços de apoio e orientação durante a jornada. Os aprendizados das diferentes Unidades Curriculares, inclusive a de Vida & Carreira, assim como as atividades de pesquisa e extensão, serão acompanhadas, em especial, pelos professores, de modo a auxiliar o estudante neste processo tão relevante de sua vida escolar. 

O estudante pode participar de todos os temas das UCs Core Curriculum? 

Sim. O aluno tem o mínimo a cursar, mas não terá o máximo de temas dentro desse eixo, podendo participar de quantas áreas achar relevante para a sua formação.  

O objetivo do Core Curriculum é auxiliar em uma formação mais abrangente, que vai muito além dos conhecimentos práticos e técnicos. Essas UCs são responsáveis por profissionais com senso crítico e capaz de analisar diferentes contextos em especial, sob o prisma de princípios éticos.  Representa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes selecionadas para ampliar o repertório analítico e cultural do estudante. 

A cada semestre acadêmico, serão divulgadas as Unidades Curriculares relativas ao Core Curriculum, dentre as quais o aluno ou aluna poderá escolher aquelas que, em seu entendimento, mais benefícios trarão para sua formação e carreira.  

Como funciona o eixo Vida & Carreira (UC Vida & Carreira)? 

Funciona da seguinte forma: já no 1º semestre, o estudante conhecerá o projeto pedagógico do seu curso, projetos, metodologias e avaliação. Além disso, o aluno ou aluna irá refletir sobre o seu projeto de vida com o apoio de um professor(a) Tutor(a). Nesta etapa, irá pensar sobre seus objetivos profissionais, sua relação com o mundo e a sua própria identidade. Conhecendo o estudante melhor, nós desenvolvemos então programas personalizados com mentorias de carreira, nanodegrees* digitais, certificações intermediárias, que ajudam a inserir o aluno na profissão já durante o curso, além de programas de mobilidade nacional e internacional (isto é, a chance de estudar em outras unidades de instituições parceiras que integram o Ecossistema Ânima). 

O eixo Vida & Carreira também trabalha habilidades socioemocionais. O objetivo é auxiliar no autoconhecimento e manter o protagonismo do estudante na jornada universitária. Dessa forma, ampliamos a visão e proporcionamos o crescimento pessoal de cada um dos universitários. 

*Nanodegrees são cursos on-line com menor tempo de duração. Em geral, os conteúdos são criados em parceria com grandes empresas de tecnologia e negócios e têm como objetivo preparar os estudantes para o mundo do trabalho. 

O que são os chamados Nanodegrees? 

Nanodegrees são cursos on-line com menor tempo de duração. Em geral, os conteúdos são criados em parceria com grandes empresas de tecnologia e negócios e têm como objetivo preparar os estudantes para o mundo do trabalho. 

Por que passaram a incluir projetos de extensão e pesquisa dentro da matriz curricular da graduação?  

Essa é uma diretriz do Ministério da Educação (Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018) que estabelece atividades acadêmicas de extensão dentro da matriz curricular de graduação. A Extensão é uma forma de vivenciar o processo ensino-aprendizagem para além dos limites da sala de aula, com a possibilidade de articular a universidade à sociedade, em uma enriquecedora troca de conhecimentos e experiências. 

Com as Unidades Curriculares, o tempo de duração dos cursos permanece o mesmo? 

Sim. O tempo de integralização dos cursos segue as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). 

Ao final do curso, o estudante recebe o mesmo certificado de quem cursou uma graduação tradicional? 

Sim e, além disso, a cada Unidade Curricular cursada, o estudante receberá uma certificação daquela competência desenvolvida. Desta forma, as empresas saberão as competências adquiridas pelo aluno durante o curso, que já poderá buscar uma colocação ou um estágio na área de interesse. 

Esse Ecossistema de Aprendizagem irá impactar no valor da mensalidade? 

Os valores das mensalidades serão os mesmos, seguindo as regras de ajustes de precificação anunciadas pelas instituições no início do semestre letivo.  

Será ofertado PraValer para alunos dessa matriz curricular de UCs?  

Todas as opções de bolsas e financiamentos continuarão ativas, respeitando seus respectivos regulamentos e legislação.  

Como passarão a funcionar as horas complementares com a implementação das Unidades Curriculares (UCs)? 

As horas complementares serão registradas de maneira diferente. Em vez dos quatro grupos existentes hoje (Ensino, Extensão, Pesquisa e Atividade Profissional), a trajetória do aluno será registrada por meio de um portal específico, que dará plena visão das competências desenvolvidas pelo aluno ao longo de seu percurso formativo, em diversas competências. 

A média das avaliações muda com este novo modelo? Ou continua sendo 70?  

A média continua sendo 70. O que muda é que, além das avaliações tradicionais, como provas, o estudante também deverá ser avaliado no desempenho, por meio do trabalho prático que demonstra a competência.  

ASSUNTOS ESPECÍFICOS DO CURSO DE DIREITO  

Como a retirada da maior parte das disciplinas propedêuticas e diminuição da carga horária de diversas outras pode contribuir para uma melhora do ensino? Ainda, de que forma estas mudanças em específico se mostram obrigatórias pelas novas diretrizes do MEC? 

O que houve foi uma reorganização da grade curricular, com objetivo de unir teoria e prática. Esses conteúdos estarão presentes nas diversas Unidades Curriculares do curso e serão fundamentais para o processo de aprendizagem, que incluirão: experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos, interação com os docentes e colegas na resolução de problemas de forma crítica. Eles apenas estarão inseridos no contexto das Unidades Curriculares.  

Como vocês pretendem usar a metodologia ativa no curso de Direito?  

Nossa instituição, na verdade, está saindo mais uma vez na vanguarda daquilo que é o melhor para nossos estudantes. A nova versão do currículo é inspirada em concepções também aplicadas em renomadas universidades do Brasil e do mundo, que organizam seus currículos por competência, de forma integrada e utilizam metodologia similar à que vamos adotar. 

É o que ocorre na Universidade de Harvard, Universidade do Porto, entre outras. Mas também no Brasil há outras instituições preocupadas e interessadas em avançar, como a Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, que se utiliza de uma metodologia de ensino chamada PBL (Problem/Project Based Learning – Aprendizado Baseado em Problemas/Projetos), implementada em 2013.  Essa é uma metodologia que também está presente no princípio das Unidades Curriculares que propomos.