OUVIDORIA

O QUE É OUVIDORIA

A Ouvidoria da USJT é um serviço direto de atendimento à comunidade interna e externa com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados pela Instituição.

É um órgão, de natureza mediadora, sem caráter administrativo, deliberativo, executivo ou judicativo.

O Ouvidor, portanto,  é um representante da comunidade junto aos diversos setores da Universidade.

COMO FUNCIONA

A Ouvidoria recepcionará apenas as demandas devidamente formalizadas por meio do formulário disponibilizado aqui.

As demandas somente serão aceitas se todas as demais instâncias competentes tiverem sido utilizadas. A Ouvidoria tem o compromisso de responder à sua solicitação. Para tanto, é necessário que você se identifique. A Ouvidoria responsabiliza-se pelo sigilo com relação à identidade de quem utiliza este serviço.

FUNÇÕES DA OUVIDORIA

  • Receber, analisar, encaminhar e responder às demandas dos usuários referentes às atividades da USJT.
  • Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.
  • Garantir ao usuário o direito à informação.
  • Ouvir as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecer as dúvidas sobre os serviços prestados.
  • Receber, analisar e encaminhar as manifestações dos usuários aos setores responsáveis.
  • Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o usuário informado.
  • Responder com clareza às manifestações dos usuários no menor prazo possível.

FUNÇÕES DO OUVIDOR

  • Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações.
  • Agir com transparência, integridade e respeito.
  • Atuar com agilidade e precisão.
  • Resguardar o sigilo das informações.
  • Prestar informações e esclarecimentos ao Conselho Universitário, quando convocado para tal fim.

 

Importante:
O Ouvidor não decide. Ele encaminha a questão à área competente, solicita esclarecimentos, acompanha o processo e mantém o usuário informado. Pode, ademais, sugerir e recomendar soluções, atuando na prevenção de conflitos. Este serviço não tem a pretensão de resolver todos os problemas, mas com certeza, ajudará a encontrar uma solução.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS