|  setaComo chegar |  (11) 2799-1677 |  Imprensa |  Fale com a gente |  Chat |  Trabalhe conosco

Universidade São Judas Tadeu

ASSESSORIA DE IMPRENSA




Casa de Mediação será Inaugurada na Universidade São Judas

Docentes de diferentes áreas do Curso de Direito atuam como Mediadores na nova forma de administrar e de dissolver conflitos

Um novo paradigma na resolução de conflitos, a Mediação é uma forma extraprocessual e extrajudicial de administrar e de dissolver conflitos, mediante a intervenção de um terceiro imparcial que não tem poder decisório. Trata-se do Mediador, que atua junto aos indivíduos envolvidos na controvérsia, buscando privilegiar o espaço negligenciado da subjetividade, muitas vezes não solucionado pelas decisões judiciais. A Casa de Mediação da Universidade São Judas é a primeira do gênero no Brasil, na área acadêmica.
Seus trabalhos tiveram início em 2010 para atendimento ao público interno (especialmente conflitos entre alunos) e, em 2011, se expandiram para atender gratuitamente a população.

A Casa de Mediação será inaugurada no próximo dia 18 de abril de 2011, no Campus Butantã, na Avenida Vital Brasil n° 1000. O evento contará com a participação da Juíza de Direito Mariella Ferraz Arruda Nogueira, membro da Comissão do Projeto de Conciliação sobre Juizados Especiais do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, e da Presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA, Ana Lúcia Pereira. A direção e  docentes do Curso de Direito da São Judas também estarão presentes na solenidade.

O Mediador procura alterar a percepção do mediando acerca do conflito, não visando essencialmente o acordo, que pode ou não ocorrer, por meio de soluções criativas propostas pelos próprios interessados.
O objetivo central é a transformação pessoal e a superação do ressentimento e do trauma provocados pela situação conflitiva. Nessa perspectiva, o Mediador pode até mesmo trabalhar com apenas uma das pessoas, não sendo imprescindível o comparecimento de todos os envolvidos no conflito, ainda que isso possa acontecer, não necessariamente em encontros simultâneos.

Atuam na Casa de Mediação docentes de diferentes áreas do Curso de Direito da São Judas, que valorizam a interdisciplinaridade, buscando a integração e a complementaridade entre o Direito, a Sociologia, a Antropologia, a Economia, a Psicologia, a Política e outras disciplinas afins, seja no plano da investigação teórica, seja no desenvolvimento de técnicas avançadas de atuação profissional.
Os alunos, para ingressarem no quadro de colaboradores, devem participar do curso anual de formação de mediadores, bem como de atendimentos ao público, na condição de observadores, em plantões dedicados à Casa de Mediação.

Segundo a coordenadora do projeto, Annie Dymetman – professora de Sociologia da Universidade São Judas, “a instalação da Casa de Mediação é a concretização do objetivo final do Projeto Pacificar, que o Curso de Direito apresentou ao Ministério da Justiça em 2009, e que ganhou o primeiro lugar entre as universidades concorrentes de todo o Brasil”.

De acordo com  Fernando Herren Aguillar, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade São Judas, “a Mediação entra em áreas em que o Judiciário tradicional não pode entrar. Às vezes a solução jurídica de um conflito não dá conta dos ressentimentos entre as partes. É aí que entra a Mediação."

O atendimento, individual, voluntário e sigiloso, ocorre na Unidade Butantã, às segundas e terças-feiras, e na Unidade Mooca, às quintas e às sextas-feiras, das 14h às 18h. Para agendamento da primeira sessão, os interessados deverão contatar, no Campus Mooca, Alessandra ou Roberta, pelo telefone 2799-1829, e,  no Campus Butantã, Juliana ou Bárbara, pelo telefone (11) 3817-6755.

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Em todos os programas de avaliação do ensino superior já implantados pelo MEC, a Universidade São Judas Tadeu sempre obteve excelentes resultados e reconhecimento público de seu compromisso com uma educação séria e de qualidade. Em 2007, o curso de Direito da São Judas, recebeu o selo de recomendação da OAB. Na cidade de São Paulo, somente quatro instituições receberam este selo.

O complexo educacional da Universidade oferece um ensino completo, incluindo o centro de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. O corpo docente da Universidade São Judas é composto por 83% de mestres e doutores.

Voltar Página Inicial

Unidade Mooca - R. Taquari, 546 - Mooca - São Paulo/SP - CEP 03166-000 | Unidade Butantã - Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã - São Paulo/SP - CEP 05503-001
© 2000 / 2017 Universidade São Judas Tadeu - Desenvolvimento: Núcleo Web